Polliany Vieira de Andrade (PPGEDUC/UFG/RC)
pollianyandrade@hotmail.com

Selma Martines Peres (PPGEDUC/UFG/RC)
selmamartinesp@gmail.com

Tertúlia literária dialógica: a leitura literária em contexto escolar

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O presente artigo é resultado parcial de pesquisa sobre a Tertúlia Literária Dialógica (TLD) compreendida como um instrumento formador em contexto escolar. Essa atividade é desenvolvida em uma pesquisa de mestrado e, espera-se como resultados, que para além, das modificações das transformações das práticas de leitura que ela nos permita compreender as singulares formas de experiências de leitura, das crianças do 5º ano do ensino fundamental em uma escola no campo. Nesse texto apresentamos discussões teórico-metodológicas acerca do conceito de TLD e sua relação com a leitura. Nas TLD são realizadas a leitura de obras clássicas da literatura universal ou nacional, ficando a critério de escolha do grupo. A partir dos encontros, quebra-se os paradigmas que estão envolto da crença de que apenas pessoas com alta escolaridade podem ter acesso aos clássicos. As TLD têm sua concepção de ensino definida e apresentada a partir dos sete princípios da aprendizagem dialógica, elaborados a partir de Habermas e Freire: diálogo igualitário, inteligência cultural, transformação, dimensão instrumental, criação de sentido, solidariedade e igualdade de diferenças. Nos encontros, as discussões sobre os destaques realizados nas obras se dão em contexto dialógico, aqui o que se considera não é a hierarquia de saberes, mas sim a validade dos argumentos, nas tertúlias todos podem falar e compartilhar o lido com o vivido. Nela garante-se uma aprendizagem respeitosa e reflexiva.

Palavras-Chaves: Leitura. Clássicos Literários. Tertúlia Literária Dialógica.