Larissa de Mello Evangelista (UFG)
larissa.evangelista@ufg.br

Atividade lúdica como processo ensino aprendizagem do conteúdo “Célula”

98

Este trabalho tem o intuito de demonstrar parte dos resultados de uma pesquisa relativa ao processo ensino aprendizagem para o conteúdo Célula utilizando-se uma atividade lúdica nas aulas da disciplina de Ciências, nas duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental II em uma escola pública federal do município de Goiânia, Goiás, Brasil. A pesquisa em questão teve como objetivo utilizar o lúdico trabalhando de duas formas diferentes em cada uma das duas turmas da série em questão comparando os resultados encontrados em cada uma das turmas. Porém devido a extensão do trabalho não será possível finalizar os resultados e relatá-los neste texto. Assim transcorreu a atividade: Na turma do 7º ano “A” foi proposta que vários grupos fossem formados e cada um ficou responsável por pesquisar e elaborar uma estrutura celular para depois, durante a apresentação, um tipo celular fosse formado. Esse resultado foi apresentado no XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) neste ano de 2019. Os resultados aqui descritos serão da turma do 7º ano “B” que para realização do trabalho os alunos foram instigados a elaborar modelos das estruturas celulares e dos tipos celulares: animal e vegetal. Neste caso a turma foi dividida em apenas dois grupos grandes: um ficou responsável por elaborar um modelo da célula animal e o outro da célula vegetal e apresentá-las ao final do trabalho. Os alunos pesquisaram sobre a função das estruturas celulares presentes em cada tipo celular e elaboraram o modelo celular conforme compreenderam da pesquisa. Durante a apresentação que ocorreu ao final da pesquisa eles descreveram, além de como fizeram o modelo celular, também a função de cada estrutura celular desempenhada na célula. A criatividade para a elaboração dos modelos celulares foi demonstrada de forma clara. Percebeu-se que a aprendizagem de forma lúdica é mais eficiente e eficaz, pois torna o aluno responsável e consciente do processo.

Palavras-Chaves: Célula. Ciências. Lúdico.