Felipe Freitas Braga (IF/UFG)
felipefbraga@homail.com

Cynthia Maria Jorge Viana (FE/UFG)
cynthiajviana@gmail.com

A psicologia da educação na formação de professores: reflexoes a partir das disciplinas Psicologia da Educação I e II no Curso de Licenciatura em Física

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A Psicologia da Educação, enquanto área de conhecimento ligada à Psicologia e à Educação oferece subsídios para a prática educacional através da compreensão do processo de ensino-aprendizado e da sua articulação com o desenvolvimento humano. Essa comunicação apresenta reflexões a partir do conteúdo das disciplinas Psicologia da Educação I e Psicologia da Educação II estudadas no curso de licenciatura em Física, da Universidade Federal de Goiás. A disciplina Psicologia da Educação está inserida na grade curricular dos cursos de licenciatura da Universidade como disciplina obrigatória. No curso de licenciatura em Física, as disciplinas de Psicologia da Educação I e Psicologia da Educação II ocorrem nos segundo e terceiro períodos, respectivamente. O estudo compreende o entendimento da constituição da Psicologia como ciência, e, os fundamentos históricos e epistemológicos, os pressupostos e conceitos fundamentais, as concepções de aprendizagem e de desenvolvimento, e, as implicações e contribuições educacionais com base em quatro autores: B. F. Skinner, S. Freud, J. Piaget e L. S. Vygotsky. Aqui se apresenta uma compreensão da Psicologia da Educação para formação de professores a partir de uma visão pautada em estudos que entendem a constituição dos indivíduos em seu processo de formação mediado pelos fenômenos e processos sociais. Assim, para o ensino em Física, tal disciplina torna-se fundamental para o entendimento de questões que extrapolam os processos educativos.

Palavras-Chaves: Licenciatura. Ensino de Física. Formação de Professores.