Tatiane Soares dos Santos Mendes (DEI/CEPAE/UFG)
tatianesoaresdossantos24@gmail.com

Márcia Santana Santos (DEI/CEPAE/UFG)
marciasantanasantos@hotmail.com

Claudia Souza de Queiroz (DEI/CEPAE/UFG)
cladia.sq001@hotmail.com

Vivências pedagógicas nos grupos lobo-guará e tatu-bola do departamento de educação infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação da Universidade Federal de Goiás

96

Este trabalho apresenta relatos de experiência vivenciadas no Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. As vivências que deram origem a esse relato de experiência foram presenciadas no Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás, (DEI/CEPAE/UFG). Foram observados durante o período letivo do ano de 2018, entre os meses de Março à Dezembro. Essas vivências se remetem a dois grupos específicos do DEI, aos quais as docentes, autoras desse relato atuaram, são eles: o grupo Lobo-guará, matutino e vespertino formado por 12 crianças de dois a três anos de idades, sendo oito integrais e quatro parciais em cada período, e o grupo tatu-bola matutino formado por 15 crianças de quatro a cinco anos, sendo nove integrais e seis parciais. Sendo assim os sujeitos desse relato são 16 crianças do grupo lobo-guará (matutino e vespertino) e 15 do grupo tatu-bola (matutino). As vivências proporcionadas nesse espaço são fundamentadas e norteadas pela abordagem histórico-social, em consonância com às Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (DCNEI). As vivências relatadas foram feitas por meio de observação participante com uma abordagem qualitativa.

Palavras-Chaves: Educação Infantil. Abordagem Histórico-Cultural. Vivências.