João Paulo Godoy (UFG)
jpmgodoy@gmail.com

Wanessa Cristina Manhente Rocha (UFG)
wmanhente@gmail.com

Vamos juntos!: notas de um contraturno escolar para (re)significação da educação básica

95

O presente relato de experiência propõe dialogar com a educação básica sobre as práticas pedagógicas propostas por uma instituição educativa filantrópica, situada na periferia de Goiânia, que recebe educandos no contra turno escolar. Embora os espaços da educação básica e do contra turno escolar assumam categorias diferentes de educação, entendemos que ambos os contextos assumem objetivos semelhantes da educação escolar, que é da formação dos conceitos científicos e da formação cidadã. Neste sentido, apresentamos nossa prática pedagógica para discutir com a comunidade acadêmica sobre os grupos de trabalho, que é a organização dos educandos em zonas de desenvolvimento proximal correspondentes para formação dos conceitos das áreas de português e matemática; grupos de responsabilidade, outros grupos formados que se organizam pelo interesse indicado pelos educandos para juntos estabelecer objetivos, prazos, tarefas e normas de utilização acerca dos espaços e atividades junto a gestão da instituição; e assembleia, espaço para decisões coletivas para garantia da convivência do grupo com base na matriz axiológica também definida coletivamente. Assim vislumbramos a formação de cidadãos conscientes de seu papel político e científico na e para a comunidade que participam. Este trabalho pedagógico se alicerça nos estudos de Freire (2011; 2015), Makarenko (2012), Bakhtin (2011), Smolka (2008), Kamii e Livingstonm (1995), Lerner e Sadovsky (1996), Vergnaud (1991; 2013), Vigotski (2010) dentre outros. A partir destes estudos e da vivência pedagógica, buscamos ampliar as compreensões acerca das potencialidades e das fragilidades desta categoria de educação escolar, compreendendo suas especificidades, sem deixar de, promover possibilidades para (re)estruturação da educação básica.

Palavras-Chaves: Educação Não-Escolar. Formação Cidadã. Formação de Conceitos.