Avaliação de acessibilidade na biologia celular – um estudo de caso
99Este estudo baseou-se na barreira excludente enfrentada por um aluno que apresenta déficit intelectual, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. O objetivo foi investigar as barreiras à aprendizagem e a participação desse estudante com necessidades educacionais especiais no contexto do ensino e da aprendizagem do componente curricular biologia celular. No componente curricular biologia celular há uma linguagem científica e conceitos de determinados conteúdos abstratos, além disso, o componente é ofertado no primeiro semestre na Instituição. Para coletar os dados, utilizamos como instrumento o roteiro de observação. A aprendizagem deste aluno em biologia celular foi acompanhada durante quatro anos. Os resultados mostram que o sujeito analisado sofre de dois dos três tipos de barreiras à aprendizagem e à participação em seu contexto escolar: barreira atitudinal de adjetivação ou rotulação e de baixa expectativa e subestimação (vinda dos colegas de classe e de outros membros da Instituição escolar) e barreira pedagógica (oriunda dos professores que utilizam material didático não adaptado à deficiência do aluno, por exemplo), bem como indícios de barreiras atitudinais provenientes da família do aluno desde o início de sua vida discente. Diante desta observação foram propostas aulas e avaliações alternativas, com ou sem auxílio de monitor, atendimento individual e trabalho em equipe. Os resultados sugerem que a diversificação no atendimento contribuiu para a relação entre o sujeito e professores, aumentando o interesse pelo componente curricular biologia celular. Esta pesquisa poderá contribuir para os estudos vindouros que tangem os processos de inclusão e exclusão escolar considerando que o componente curricular é pré-requisito para outros componentes do curso.
Palavras-Chaves: Déficit Intelectual. Barreiras. Inclusão.