Rosa Maria da Silva (UFU)
rosinha.maria@terra.com.br

O ensino de geografia segundo Élisée Reclus

06

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se utilizou de publicações acerca da obra de Elisée Reclus, foram analisados diversos livros, sites especializados, revistas, artigos e obras de autores que falam sobre ele e suas obras. Temos como objetivo identificar alguns dos pensamentos e contribuições deixadas pelo geógrafo Elisée Reclus no ensino de geográfica. Nesta pesquisa conseguimos identificar e transcrever alguns dos principais determinantes históricos e geográficos de seu pensamento crítico sendo eles: a) Elisée Reclus foi um dos primeiros geógrafos a criticar o processo de colonização e industrialização; b) Com base em uma ideologia anarquista pregava o a distanciamento do discurso geográfico formal; c) O ensino na sua visão deve promover uma formação integral do homem e de sua consciência como um ser histórico e geográfico; d) A natureza é vista como elemento central para o ensino e aprendizagem onde os professores e alunos podem desenvolver os seus vários sentidos; e) Buscou uma análise social da Geografia, a partir de uma perspectiva dos oprimidos, das classes trabalhadoras, na construção e organização do espaço; f) Afirmava que libertação do homem era fundamental para uma transformação social; g) Introduzindo novas perceptivas de analise geográficas desenvolvendo um pensamento geográfico social e crítico. Podemos afirmar com base neste estudo que Elisée Reclus ousou tecer críticas a colonização e a industrialização denunciando o lado negativo e perverso que elas causaram em determinados grupos sociais relatando as condições em que os povos colonizados e os operários foram submetidos. Portanto conhecer o pensamento de Elisée Reclus é uma das bases fundamentais para se compreender as transformações que a ciência geográfica tem sofrido nos últimos séculos.

Palavras-Chaves: Ensino de Geografia. Elisée Reclus. Geografia Social.