Vitor Pereira Cruz (PUC Goiás)
vitorpc97@gmail.com

Nicali Bleyer Ferreira dos Santos (PUC Goiás)
nicalibleyer@hotmail.com

Diego Tarley Ferreira Nascimento (IESA/UFG)
diego.tarley@gmail.com

O uso de matérias jornalísticas como instrumentos pedagógicos para o ensino de climatologia escolar nos anos finais do ensino fundamental em Goiânia-GO

07

A Geografia é uma ciência presente em diferentes espaços, momentos e ações do cotidiano da vida social. Entretanto, apesar da presença de fenômenos geográficos em nossas vidas, muitas vezes não conseguimos associar o embasamento científico aos fatos, ao que sentimos, percebemos e vemos. Nesse sentido, um importante instrumento pedagógico são as notícias de jornais, que apresentam o cotidiano vivenciado por alunos e professores e, a partir de seus fatos, constituem-se num recurso didático que pode ser utilizado no ambiente escolar, para aproximar a teoria com o cotidiano do aluno. Partindo dessas premissas, o presente trabalho tem como objetivo geral o de discutir as possibilidades do trabalho pedagógico nos anos finais do ensino fundamental a partir do uso da notícia, no contexto da disciplina de Geografia e de conteúdos associados à Climatologia. O trabalho iniciou a partir das análises das expectativas de aprendizagem das Diretrizes Curriculares do Estado de Goiás, em seguida foram levantadas as notícias e reportagens no banco de dados da plataforma virtual do jornal O Popular e, por fim, foram selecionadas seis reportagens para a análise das possibilidades de articulação com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Conforme os resultados apresentados, percebe-se que as informações apresentadas no jornal, no que se refere às questões climáticas de Goiânia, podem ser utilizadas durante as aulas de Geografia, atendendo às expectativas de aprendizagem para os anos finais do Ensino Fundamental.

Palavras-Chaves: Ensino. Notícia. Climatologia.