Relação família e escola: o trabalho do psicopedagogo entre limites e possibilidades
15O presente trabalho, por meio de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo sob um estudo desafiador no campo da educação familiar e na educação escolar, nos processos educativos, fundamentos teóricos e epistemológicos, tem por objetivo propor uma reflexão sobre a relação família e escola, o trabalho do psicopedagogo com seus limites e suas possibilidades. Para isso, o estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos, usando como aporte de análise as concepções de família, de infância, de aprendizagem e da psicopedagogia, fundamentada nos estudos de Áries (1986), Castanho (2011), Portilho (2009), Porto (2006), Fernández (1991), dentre outros. Busca-se, com esta metodologia, compreender as ideias apresentadas pela literatura acerca das relações familiares e possíveis influências na formação escolar da criança, bem como a importância do trabalho do psicopedagogo no processo de aprendizagem da criança. A atuação do psicopedagogo, de maneira preventiva, apresenta a educação escolar sobre os diversos aspectos do processo de ensino- aprendizagem e a influência da família na aprendizagem da criança. A partir deste estudo, verificou-se que a relação família e escola demonstra uma tomada de consciência, um ato político que estimula a cidadania. Este estudo permite abordar a história social da criança e da família, relacionando-o com a perspectiva da família com a educação escolar, compreender a família como matriz de conhecimento humano, analisar a aprendizagem da criança e os diferentes enfoques teóricos.Conclui-se com este estudo a compreensão da importância do trabalho do psicopedagogo na relação família-escola, bem como os seus os limites e suas possibilidades, desvendando como a psicopedagogia viabilizará recursos que atendam as demandas relacionadas a dificuldades de aprendizagem da criança.
Palavras-Chaves: Família. Escola. Psicopedagogia.