Marcos Jerônimo Dias Júnior (PPGE/UFG e SEDUCE/GO)
mjrgoias2012@hotmail.com

A dinâmica das concepções curriculares hegemônicas e o fetiche do currículo na educação física escolar

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Em tempos de intensificação da contradição entre capital e trabalho, recuo da teoria e valorização do pragmatismo, utilitarismo, individualismo e competitividade que implica nas variadas áreas, instâncias e instituições da vida social, nas quais destacamos a econômica, a política, a cultura, a educação e como instituição a escola, percebemos uma inversão dos princípios, valores, sentidos e significados atribuídos à formação e desenvolvimento humano, tanto na formação inicial e continuada de professores quanto na educação básica. A educação escolar, especificamente a educação física escolar, é uma das instâncias da vida social que se observa esta inversão que culmina na alta valorização dos princípios mercadológicos em detrimento aos direcionados a uma educação para a humanização. Neste contexto, o referente artigo apresenta a síntese de uma pesquisa de dissertação que teve como objeto de investigação, a proposta curricular para a Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Goiás, partindo da seguinte problemática: Quais os elementos e mecanismos ideológicos presentes na proposta curricular de educação física na Rede Estadual de Educação de Goiás? Os principais objetivos tiveram como proposta revelar e analisar as principais determinações que constituem a dinâmica desta proposta e identificar os elementos e mecanismos ideológicos que podem implicar na formação e no desenvolvimento dos estudantes e no trabalho docente. A metodologia empregada consiste na análise documental articulada à entrevista com professores e professoras da rede. A análise da realidade encontrada nos revelou a presença de determinados mecanismos ideológicos na estrutura e organização do currículo escolar que o fetichiza, na acepção marxiana do termo, tornando-o uma "fantasmagoria escolar" híbrida e eclética, constituída de concepções neotecnicistas e neoescolanovistas de educação e desenvolvimento.

Palavras-Chaves: Educação Física. Currículo Fetiche. Neotecnicismo.