A concepção de emoção e o trabalho docente
02Como posto por Almeida (1999), pensar em emoção na escola é trazer à tona inúmeras discussões, conceitos e concepções, uma vez que o estudo dessa área relacionado à educação é muito recente e conta com teorias divergentes. Nesse sentido, há quem diga que emoção não deve ter seu espaço na sala de aula, visto que o ambiente deve estar sempre focado no processo de aprendizagem de conhecimentos; e há quem torne a emoção o maior foco escolar, deixando de lado os aspectos cognitivos que precisam ali ser trabalhados. E mesmo sabendo que existem diferentes compreensões sobre o assunto, entende-se, atualmente, que nenhum dos extremos é capaz de atender às necessidades postas no ambiente escolar. Os fenômenos cognitivos, motores e afetivos, preconizados por Henri Wallon [1879-1962], fazem parte da vivência em sala de aula. Nesse sentido, Wallon (2007) sustenta que as emoções nos constituem, não podem ser ignoradas e, na verdade, são importantes para a própria evolução da inteligência, o que revela a necessidade de que o professor seja bem preparado para o ato de educar. Vitor Paro (2010) defende que o professor deve educar, o que é mais que ensinar a lição ou expor um conteúdo, mas propiciar condições para que o educando se faça sujeito de seu aprendizado, levando em conta seu desenvolvimento biopsicossocial, ou seja, o desenvolvimento da pessoa completa. Nesse sentido, os conhecimentos, as competências e a prática dos professores devem ir além de conteúdos e de aspectos cognitivos, incluindo a afetividade, que é o foco do presente trabalho. Espera-se, portanto, compreender as concepções de emoção de materiais didáticos de educação socioemocional em confluência com o trabalho docente, mediante a análise documental, a fim de apreender o que se espera dos professores e professoras no trabalho com as emoções na sala de aula. A discussão dos resultados será fundamentada nos estudos de Henri Wallon sobre as emoções e suas possibilidades e obstáculos para a educação. O estudo está em fase inicial e é esperado que os resultados revelem a complexidade do trabalho docente, sobretudo quanto à relação com as emoções na escola, e a urgência em ampliar e aprofundar o debate sobre esse tema no âmbito escolar.
Palavras-Chaves: Trabalho Docente. Emoções. Educação Emocional.