Maria Victória Silva de Assunção (UFG)
mariavicassuncao@hotmail.com

Virginia Maria Ferreira Beltrão (UFG)
beltraovirginia@gmail.com

A presença da literatura infantil e da música nos programas de educação socioemocional

04

Almeida (1999), referindo-se à importância de pensar sobre as emoções no interior da escola, ressaltou a possibilidade do contágio das emoções em sala de aula, reforçando a necessidade de uma educação que levasse em consideração a afetividade (que engloba emoções, sentimentos e paixões) como forma de auxílio tanto na formação humana da criança quanto no seu desenvolvimento psíquico. Isso porque, de acordo com Wallon (1975) a emoção une o indivíduo à vida social fazendo uso do que há de mais fundamental na sua existência biológica. Tendo em vista que os fenômenos cognitivos, motores e afetivos, estão presentes na sala de aula, Wallon [1879-1962], faz-se necessário uma educação que não priorize apenas o desenvolvimento cognitivo, mas que também abranja o desenvolvimento emocional das crianças. Posto isso, esse trabalho visa compreender a participação da música e da Literatura Infantil no âmbito escolar e nos programas de educação socioemocional, visto que, de acordo com Souza (1992), a música traz maior consciência de si, o respeito e a compreensão do outro, além de valorizar a criatividade, pontos esses de suma importância para o melhor desenvolvimento social e humano. Já a Literatura Infantil, por sua vez, e segundo Cunha (1974), exerce influência nos diversos aspectos da educação do discente que possibilita mudanças de comportamento. Dessa forma, a Literatura tem capacidade de atuar nos três aspectos constitutivos do ser humano, sendo eles: atividade, inteligência e afetividade. Sendo assim, busca-se, mediante leitura e investigação dos materiais de educação socioemocial propostos, compreender como a música e a Literatura se enquadram nas propostas desse novo modelo de educação infantil. O estudo em questão está em fase inicial e espera-se compreender de que forma a Literatura Infantil e a música estão presentes nos materiais de educação socioemocional e a importância delas para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-Chaves: Literatura Infantil. Música. Educação Emocional.