Igor Ivan Oliveira Borges (UFG)
igorivan78@hotmail.com

Isabela Dall’Ara Guimarães Ribeiro (UFG)
isabeladallara@hotmail.com

Larissa Leite de Castro Joyce (UFG)
ixcjoyce@gmail.com

Leonardo Alexandrino de Mendonça (UFG)
leonardomendonca018@gmail.com

Mariana Mota Goveia (UFG)
marianamgoveia@gmail.com

Zilene Moreira Pereira Soares (UFG)
zilenemoreira@ufg.br

A construção de um projeto de intervenção pedagógica no contexto do estágio curricular obrigatório

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Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I (ECO I) da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFG. O ECO I visa a formação dos graduandos para a atuação profissional, por meio da elaboração e socialização de um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) na escola parceira (CEPEC, 2017), a saber o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE). O objetivo do presente trabalho é relatar o processo e as experiências da construção coletiva de um PIP, voltado a escola-campo conveniada, pensado e estruturado como parte fundamental do ECO I. Para tal, discute todo o percurso da disciplina, desde as discussões iniciais, passando pela diagnose da escola até a escrita conjunta do projeto. O referencial teórico adotado para o desenvolvimento das atividades foi Paulo Freire, com o livro “A Pedagogia da Autonomia” (FREIRE, 2015). Após a leitura e discussão do livro, houve uma visita à escola campo para a realização da diagnose. A diagnose foi composta por observações do cotidiano escolar, entrevistas com o diretor e a chefe do departamento de Biologia, e a aplicação de questionários para os alunos e servidores da escola, totalizando 91 respondentes. Os questionários foram criados no site “Formulários Google”, e tiveram como objetivo levantar os aspectos gerais da escola bem como seus pontos positivos e negativos. As respostas foram registradas, categorizadas e apresentadas por meio de tabelas e gráficos. A problemática que mais se destacou, considerada passível de intervir, foi a difícil convivência entre os macacos-pregos presentes no campus e a comunidade escolar. A justificativa para essa escolha se deu por conta das próprias limitações do estágio, a proximidade do tema com os conteúdos de ciências biológicas e por ser um problema generalizado no colégio e no campus da UFG. A partir dessa temática foram realizados estudos teóricos e construído o projeto de intervenção com o título “A abordagem de aspectos biológicos, etológicos e sociais de Sapajus libidinosus como forma de promover uma relação mais harmoniosa entre estudantes do Cepae e os macacos-pregos”. No PIP serão propostas 4 oficinas: construção de um vídeo pelos alunos do CEPAE, sob orientação dos estagiários, sobre as principais características do macaco-prego; estande com informações sobre os macacos-pregos, sob a forma de cartazes confeccionados pelos alunos do CEPAE; saída de campo para observação do comportamento dos macacos pregos; uma oficina denominada #somostodosmacacos apresentando aspectos evolutivos da Ordem Primata, e problematizando o uso pejorativo da palavra “macaco” como forma de se referir a pessoas negras. Espera-se que os estudantes ampliem seus conhecimentos, desenvolvam comportamentos que minimizem os problemas vividos na escola, e que as ações propostas os sensibilizem quanto a sua visão dos macacos como pragas urbanas.

Palavras-Chaves: Estágio Curricular Obrigatório. Projeto de Intervenção Pedagógica. Relato de Experiência.