Fábio Castro Ferreira (UFG)
fabiobiomed@discente.ufg.br

Jhonathan Gonçalves da Rocha (UNIFAN)
jhonathan.biomed@yahoo.com.br

A construção de figuras de anatomia animal óssea como metodologia ativa na retenção do conhecimento: relato de experiência em um curso Técnico de Radiologia

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Introdução: A proposta de inovação em metodologias aplicadas ao cotidiano em sala de aula é uma realidade em todas as áreas do conhecimento. Um exemplo de metodologia ativa que torna o aluno o centro do processo de ensino aprendizagem é a aprendizagem baseada em problemas (PBL). Para o ensino de anatomia, no que diz respeito a parte prática da disciplina, a literatura mostra como opção de métodos a pintura do corpo, simulação virtual, construção de partes anatômicas, uso de casos clínicos com visualização de imagens entre outras metodologias. Objetivo: Descrever a partir de experiências de sala de aula em um curso técnico em radiologia, a interface entre as atividades teóricas e práticas desenvolvidas no componente curricular de anatomia animal, e a potencialidade de desenvolvimento e retenção do conhecimento baseado na construção de figuras de anatomia animal óssea de animais de pequeno porte. Procedimentos Teórico-Metodológicos: Trata-se de um estudo de relato de experiência com aplicação de metodologia ativa, de caráter coletivo, aplicado aos alunos do segundo módulo do curso técnico em radiologia, turno noturno, do Centro de Educação Profissional Gênesis (CEPEG) na cidade de Goiânia-GO. A turma era composta por oito alunos. Foi explicado aos alunos os procedimentos da atividade, onde a turma foi dividida em dois grupos. Um grupo ficou responsável pela montagem da figura de anatomia animal óssea do gato e o outro grupo responsável pela montagem da figura de anatomia animal óssea da arara. Como protagonistas do conhecimento, os discentes realizaram pesquisas em livros e sites da internet para montagem da figura sorteada. Experiência Educativa: Os alunos apresentaram as figuras, onde o grupo responsável pela figura anatômica óssea do gato, apresentou a imagem em cartolina, pintaram os ossos em cores diferentes e montaram uma legenda em cores para identificação do nome de cada osso do animal. Na apresentação da figura, mostraram que a atividade foi produtiva para o aprendizado dos mesmos, refletindo posteriormente em bons resultados nas avaliações teóricas e práticas do componente curricular em questão. O grupo de discentes responsável pela figura anatômica animal óssea da arara, apresentou a imagem em papel E.V.A. (papel emborrachado), onde colaram imagens impressas do animal, sendo duas imagens, a primeira era constituída do animal sem a exibição das partes ósseas e a segunda imagem composta pela anatomia óssea do animal. A segunda imagem não foi pintada em cores e os nomes dos ossos foram escritos de forma desorganizada. Na apresentação da imagem, demonstraram pouco conhecimento pela atividade, onde não sabiam o posicionamento adequado das partes ósseas e suas funções, sendo que o aproveitamento do conhecimento nas avaliações teóricas e práticas foram suficientes, porém comparado com o primeiro grupo, apresentaram baixo rendimento. Conclusão: A metodologia ativa na construção do conhecimento de anatomia animal óssea foi satisfatória para alguns alunos e insatisfatória para outros, sendo necessário uma melhor avaliação da realidade dos alunos na identificação de fatores desestimulantes na execução das atividades de ensino propostas em sala de aula.

Palavras-Chaves: Metodologia Ativa. Experiência Docente. Anatomia Animal.