Formação de educadores do campo: sentidos discursivos da produção de trabalhos de conclusão de curso(TCC) na Universidade Federal do Tocantins-Câmpus Arraias
110A pesquisa é vinculada à linha “Formação, Profissionalização e Trabalho Educativo”, integra-se ao Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG) e aos trabalhos desenvolvidos pela Redecentro-Rede de pesquisadores sobre professores (as) do Centro-Oeste, sob a orientação da Profa. Dra. Solange Martins Oliveira Magalhães. Abarca como objetivo principal da investigação, analisar e compreender os sentidos discursivos acerca do posicionamento político, ideológico e epistemológico postos na produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sediado no câmpus de Arraias, estado do Tocantins. Na atual conjuntura sócio política estamos vivenciando o desmonte de várias instituições sociais, entre elas a universidade pública. Gradativamente, o foco das ações políticas modifica os processos formativos e muito mais, a própria essência do papel da universidade como locus privilegiado e responsável pelos processos formativos, cujo ideário pedagógico incide sobre a profissionalização e o trabalho educativo. Faz-se necessário compreender a universidade pública aqui assumida como espaço sócio político, que delibera ações sobre nosso objeto de estudo. Como o contexto da universidade também gera a especificidade da Educação do Campo, nos parece bastante lógica a articulação da historicidade da universidade pública, como contexto da formação de professores (as) do campo, cuja atual conjuntura política ideológica exerce as mesmas pressões políticas, econômicas e ideológicas, consolidando concepções entre os futuros professores (as). Metodologicamente, a pesquisa é alicerçada no pensamento crítico e contra hegemônico, base filosófica fundante da dialética materialista marxista, portanto, pautada no Método Materialista Histórico Dialético (MMHD). A abordagem de pesquisa escolhida é a qualitativa e ancora-se nos tipos de pesquisas: Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental, tendo como referência proposições de Lima e Mioto (2007). Tendo como pilar da construção do aporte teórico estruturante das etapas da pesquisa, os fundamentos teóricos e epistemológicos dos autores da linha crítica e dialética, podemos considerar que as temáticas: universidade pública, formação docente e Educação do Campo, são recorrentes como foco das pesquisas sobre a educação no Brasil, apresentando em sua historicidade, contradições, disputas ideológicas e projetos antagônicos que incidem na produção acadêmica, consequentemente, nos discursos que orientam a formação incluindo também, a Educação do Campo.