Karolayne Cardoso Fernandes (UFG-RC)
kcardoso585@gmail.com

Alana Mariele da Costa Francisco (UFG-RC)
costaalana030@gmail.com

Geovanna Campelo Ferreira da Costa (UFG-RC)
geovannacampelof@gmail.com

Geraldo Sadoyama Leal (UFG-RC)
gsadoyama@gmail.com

Maria Rita de Cássia Campos (UFG-RC)
campos.mariarita@yahoo.com.br

Ensino de visão por meio de maquete: uma atividade do PIBID

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O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que atende escolas públicas, tendo como participantes universitários bolsistas e voluntários possui o intuito de integrar os discentes das licenciaturas no período de graduação à realidade do cotidiano em sala de aula. Além de observar a relação entre professor e alunos, as alunas do PIBID do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFG (Catalão) elaboraram uma aula com o objetivo de dinamizar o ensino e ampliar suas experiências com a docência. A literatura mostra que aulas dinâmicas possibilitam um aprendizado mais sólido e eficaz, onde o material educativo funciona como apoio para o aluno e professor. No entanto, na realidade de escolas públicas observa-se uma limitação ao uso do livro e quadro de giz o que pode contribuir para o desempenho dos alunos. Diante do exposto alunas do PIBID elaboraram uma maquete de olho humano. Para este trabalho participaram de reuniões com os supervisores, buscaram e leram as bibliografias recomendadas e escolheram como base para a construção da maquete o “Material de Apoio ao Professor de Ciências - Sentido: Visão” de autoria de Leciani E. C. Varela. No dia 29 de novembro de 2018 foi apresentada no Colégio Estadual Anice C. Pedreiro, nos 9° ano A e B uma maquete de olho humano e foi ministrada uma aula onde se apresentou as estruturas e funções das partes da maquete. Observou-se na aula ministrada maior interesse e curiosidade sobre o tema com dúvidas em relação às diversas doenças que afetam a visão. Essa aula sobre a visão mostrou também para as alunas do PIBID uma possibilidade de colocar em prática atividades de docência. Um dos objetivos do PIBID é sempre tentar apresentar alternativas de melhoria nas aulas utilizando materiais criativos e desenvolvimento prático para que seja possível trazer os alunos para a vontade de conhecer e aprender. Além disso, uma dinâmica pode capacitar os alunos a usarem suas imaginações na interdisciplinaridade buscando sempre interagir e reproduzir seus conhecimentos e dúvidas sobre a dinâmica e o estudo que estará sendo realizado. Conclui-se que a interação entre pibidianos, alunos e o professor regente foi maior nesta prática lúdica do que nas aulas teóricas comuns que são dadas no cotidiano, onde geralmente o aluno tem acesso apenas a um livro, caderno e quadro de giz.

Palavras-Chaves: Olho Humano. Dinâmica Educativa. Interdisciplinaridade.