Sofia Carvalho Rocha (UFG)
carvalhorochasofia@gmail.com

Maríllia Gomes Dias (UFG-RC)
marilliagdias@gmail.com

Regiane Machado de Sousa Pinheiro (UFG)
regianemachado0311@gmail.com

Ensino da fauna do cerrado com dobraduras de papel

108

O uso de recursos didáticos lúdicos em sala de aula configura-se como uma integração de conhecimentos, o que pode contribuir para uma aproximação do aluno ao conteúdo estudado. Ademais, as diferentes formas de ensino poderão instigar o estudante a buscar a apropriação dos conceitos científicos durante o processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia. Nesse sentido, a presente pesquisa apresenta os resultados do Trabalho de Conclusão de Ensino Médio (TCEM) desenvolvido no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), o qual abordou temas relacionados a Ecologia, como ecossistemas e desmatamento, especificamente do Bioma Cerrado. Esta pesquisa objetivou relatar a experiência de aplicação da revista, intitulada “Animais do Cerrado”, enquanto recurso didático, para o ensino de conceitos ecológicos em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental do CEPAE/UFG, além de demonstrar a potencialidade deste material no processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia para professores de áreas afins destes conceitos científicos da Ecologia. A revista utilizada apresenta diversas representações de animais do Cerrado para confecção em dobraduras de papel e sugere algumas atividades possíveis de serem realizadas nos diferentes níveis da Educação Básica. O intuito da revista é complementar o ensino de Ecologia, especialmente sobre o bioma Cerrado, abordando conceitos como bioma, ecossistema, cadeia alimentar, interações ecológicas, desmatamento e preservação da fauna e flora. Com uma abordagem qualitativa, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, com a finalidade de analisar os eventos acontecidos e interpretar os dados coletados para a construção do saber educacional. Desse modo, os instrumentos de coleta de dados foram a observação da aplicação da atividade com dobraduras de papel e uma roda de conversa com os alunos da turma escolhida; o registro fotográfico e um questionário, com perguntas abertas e fechadas, para saber a opinião dos professores de Ciências Biológicas e de áreas relacionadas quanto ao uso desse recurso didático. Com isso, pretendeu-se demonstrar a relevância da inserção de materiais alternativos no ensino de Ciências e Biologia e reforçar a importância dos projetos de iniciação científica para alunos da Educação Básica.

Palavras-Chaves: Cerrado. Ecologia. Recurso Didático.