Luciana Alves Rodrigues (UFG)
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Por que estudar o fracasso ou sucesso escolar em termos de relação com o saber? Uma análise teórica dos estudos realizados por Bernard Charlot

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O presente estudo teórico se refere às experiências educativas realizadas por Bernard Charlot, o surgimento da equipe de pesquisa Escol, da qual fez parte e os principais questionamentos que os levaram a refletir sobre a relação com o saber, levando em conta principalmente as questões escolares dos menos favorecidos. Seus estudos evidenciam uma leitura positiva da realidade social, visto que compreender o objeto “fracasso escolar” não deveria partir de uma leitura negativa da realidade, na qual apresenta explicações em termos de carência. Ler de forma positiva, segundo Charlot, é compreender que o aluno só pode adquirir as competências escolares, os saberes, obter sucesso, se a escola fizer sentido para ele. Neste contexto, o autor vai refutar as análises desenvolvidas pela sociologia dos anos 60 e 70, a chamada sociologia da reprodução, por afirmar que a origem social é a causa do fracasso escolar, desconsiderando o sujeito como ativo no processo de aprendizagem. Também examina que a questão da relação com o saber tem sua base intrínseca na psicanálise, por entender que o saber é decorrente do desejo de saber que pode alcançar à vontade de saber. Suas análises perpassam ainda a perspectiva antropológica na premissa de que a espécie humana é construída por ela mesma no decorrer da história, ou seja, o homem é construído como membro de uma sociedade e de uma cultura.

Palavras-Chaves: Relação com o Saber. Fracasso Escolar. Leitura Positiva.