A prática avaliativa do docente de educação física em uma região da cidade de Goiânia
33O objetivo desse estudo é verificar as práticas avaliativas mais utilizadas pelos professores de Educação Física em algumas escolas da rede pública de ensino, onde encontramos o ensino pautado em sistemas de ciclo e seriado. Sendo assim, esse estudo possui caráter descritivo- exploratório, com a participação de 10 (dez) professores de Educação Física das redes municipais e estaduais de ensino, os quais responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre como funciona o processo de avaliação dos alunos dentro do contexto escolar. Diante dessas inquietações e do processo de reflexão, o objetivo da pesquisa se baseia em compreender o processo de avaliação através da prática do docente nas aulas de educação física, definindo assim como objetivos específicos desta pesquisa: a) identificar os métodos avaliativos utilizados nas aulas de Educação Física; b) refletir a maneira em que os professores do município goiano têm pensado e direcionado processo de avaliação na educação. A partir dos dados coletados, conseguimos designar que ainda possuímos desajustes nos métodos de avaliação utilizados. Por mais que possuímos professores que utilizam métodos, critérios e conceitos que propiciem aos seus alunos um conceito real em relação ao seu aprendizado. Ainda possuímos professores que se baseiam em uma avaliação pautada em uma pedagogia tradicional de ensino, designando assim as conquistas dos seus alunos através do exame, por mais que esse esteja sendo utilizado apenas como um instrumento participante no processo de avaliação.
Palavras-Chaves: Avaliação. Educação Física Escolar. Métodos Avaliativos.