Angelina Carlos Costa (PUC Goiás
angelina.costa@hotmail.com

José Carlos Libâneo (PUC Goiás)

Diversidade sociocultural e trabalho docente: a relação entre conceitos científicos e conceitos cotidianos na educação de jovens e adultos (EJA)

32

O processo de aprendizagem na modalidade de ensino de jovens e adultos é complexo e dinâmico, pois o aluno, ao chegar à escola, escolarizado ou não, traz consigo todo um percurso histórico de vivência social. Objetivo Geral: Compreender como a diversidade sociocultural dos alunos se insere no trabalho do professor na sala de aula de EJA fazendo a articulação entre conceitos científicos e conceitos cotidianos. Específicos: 1)Realizar levantamento bibliográfico (artigos, livros, capítulos de livros) visando agrupar estudos e pesquisas sobre a interrelação entre diversidade sociocultural e processo de ensino-aprendizagem; 2) Buscar dados sobre como dirigentes escolares e professores compreendem, explicam e atuam em relação à questão da diversidade sociocultural na escola. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, entrevistas com professores e coordenadores pedagógicos em instituições educacionais que atende a modalidade de ensino da EJA. As referências teóricas para este estudo foram: a) a teoria de Vigotsky sobre a influência do meio sociocultural no processo de ensino-aprendizagem, sobre os conceitos científicos e cotidianos e a Zona de Desenvolvimento Próximo; b) os estudos sobre o papel das práticas socioculturais vividas pelos alunos realizados por Seth Chaiklin e Marianne Hedegaard; c) os trabalhos sobre relação entre diversidade sociocultural e ensino produzidos no campo da didática, ressaltarmos as contribuições de José Carlos Libâneo. No percurso desta pesquisa foram constatadas questões importantes para pensarmos como contextualizar os conhecimentos científicos e cotidianos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da EJA, levando em conta a diversidade sociocultural dos sujeitos e qual papel do professor nesse processo. O presente estudo evidenciou as contribuições e o lugar de destaque do meio social no qual o sujeito está inserido para pensarmos a construção conhecimento pelo aluno dentro do âmbito escolar.

Palavras-Chaves: Processo de Aprendizagem. EJA. Diversidade Sociocultural.