Gamification: a (re) invenção do ensino-aprendizagem do espanhol
34As TDIC’s transformaram o modo como o homem se relaciona com o mundo a sua volta. Essas mudanças afetam todas as instâncias sociais e a educação não foge à regra. Ela precisa se reinventar para atender as demandas dos novos estudantes, os chamados “nativos digitais”. A Educação a Distância é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Os formatos de ensino EAD abordam possibilidades de uso das tecnologias, o que garante a formação contínua de professores a uma aprendizagem mais aberta e ativa dentro do cenário digital. Os educadores, considerados “imigrantes digitais” estão tentando se engajar na grande quantidade de inovações que está por toda parte. Ao abordar novas estratégias de ensino-aprendizagem para a educação digital, com foco no ensino de línguas estrangeiras, surgem termos como o e-learning - que faz uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – e o b-learning (ou aprendizagem híbrida). Este último, um método de ensino que combina o ensino presencial e não presencial, com o uso das tecnologias. Um exemplo de ensino e-learning é o gamification, que mescla o design de games com a ideia de trabalhar princípios utilizados nos jogos para criar engajamento em diversos contextos, entre eles o ensino de línguas estrangeiras, como o espanhol. Diante das informações levantadas, o objetivo proposto com esse projeto é a aplicação de elementos da gamification, no ensino EAD, para aplicação de estratégias lúdicas ao ensino aprendizagem da língua espanhola.
Palavras-Chaves: Gamification. EAD. Educação Híbrida. Ensino-Aprendizagem.