Joanice dos Santos Gonçalves (SEDUC-GO)
joanice123goncalves@gmail.com

Loiane Broesler Guisti (UFG)
loianegiusti@hotmail.com

Valquiria Alves da Silva (UFG)
valquiriaalvesjti@gmail.com

Christiano Peres Coelho (UFG)
cpcbio@hotmail.com

Jogando cartas com os sais minerais. o jogo caixeta e o conhecimento científico

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O jogo apresenta importância para o processo de ensino aprendizagem, sendo um estimulador das múltiplas inteligências. No entanto, baseado na observação no âmbito escolar, percebe-se que o jogo não é trabalhado pelos docentes nas aulas de Ciências e Biologia. Este trabalho tem como objetivo a construção e o uso de um jogo de cartas (caixeta), para facilitar a aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo “sais minerais”, gerando assim uma maior oportunidade de conhecimento tanto na prática como na teoria. Este é um estudo qualitativo, cuja técnica é a pesquisa de campo, no qual foi aplicado um jogo com os discentes do 1º EJA noturno de um colégio estadual do Estado de Goiás. Os dados foram coletados por meio da aplicação do jogo de cartas, onde se observou a participação dos alunos, o interesse em aprender e se os mesmos fizeram perguntas. Ao final do jogo foi aplicado um questionário com três perguntas aos estudantes. Antes da aplicação do jogo, a sala foi dividida em sete grupos de quatro alunos, totalizando vinte e oito (28) alunos, cada um recebeu uma tabela sobre os sais para facilitar a didática do jogo. O jogo foi estruturado construindo as cartas com antigos cartões de telefone “orelhão” (pode ser utilizado também cartas de baralho ou item similar). Os cartões de telefone foram revestidos por papel A4 com as informações sobre os sais minerais. Dentre as cartas contidas no jogo,encontravam-se as seguintes: nome dos sais minerais, função no organismo, o que sua falta causa e fontes onde se encontram esses sais. Como regrado jogo, os alunos deveriam formar um conjunto de quatro (4) cartas contendo o nome, função, deficiência e fonte de determinados sais minerais: exemplo (nome: Cloro, função: constitui o saco gástrico, deficiência: deficiência digestiva de proteínas, fonte: sal de cozinha).Como resultado da pesquisa, foi possível analisar que o jogo facilitou o entendimento dos alunos sobre o conteúdo "sais minerais", pois o mesmo permitiu que os alunos percebessem a importância da alimentação e sua relação com a função dos sais minerais no corpo humano, além dos problemas causados por sua carência. Questionaram também onde se encontram os sais minerais, bem como entenderam que a origem dos sais é exógena. Conclui-se então, que o jogo pode sim ser um aliado do professor em sala de aula e que este promove nos alunos um aumento da curiosidade, bem como uma maior interação entre eles e o professor. Isto foi demonstrado pela cooperação que aconteceu entre os alunos e pelo interesse em perguntar ao docente. Ao final, notamos que certos alunos necessitam de didáticas diferentes além da teoria (tradicional) para aprenderem, sendo assim essa aula uma complementação para a aprendizagem dos discentes.

Palavras-Chaves: Jogo. Sais Minerais. Aprendizagem.