Sandra Cristina Marquez (IFGoiano)
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O celular como aliado nas aulas de quimica orgânica: trabalhando a funçao álcool

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Há tempos que a tecnologia vem tomando conta de todos os espaços, indo de dentro de nossas casas aos mais variados ambientes. São vários os recursos tecnológicos utilizados no nosso dia a dia, mas o mais comum ainda é o celular. A escola tem sido palco de debates e discussões acirradas sobre a utilização ou não, do celular. Embora haja uma resistência ainda por parte de gestores e professores, há de se reconhecer que uma luta sem sucesso tem sido travada no sentido de proibir ou restringir o uso dos celulares em sala de aula. Segundo Leite (2015) explorar a potencialidades tecnológicas no contexto escolar deveria ser uma obrigação para as políticas educacionais, um desafio aos docentes e um incentivo aos alunos, que se envolvem mais no processo de ensino e aprendizagem. Então questiona-se: porque os professores não usam o celular como aliado ao seu trabalho, ao invés de gastar tempo e energia tentando proibir seu uso? Diante deste questionamento este trabalho vem com o objetivo de apresentar os resultados alcançados durante uma aula de Química preparada para aliar o uso do celular ao desenvolvimento das atividades numa turma de terceira série do Ensino Médio. Pretendeu-se analisar o comportamento dos estudantes durante o manuseio do aparelho e a sua interferência no desenvolvimento das tarefas solicitadas. Para o desenvolvimento da atividade, os alunos foram organizados em grupos de quatro pessoas, pelo menos uma deveria portar um celular conectado à internet. A professora preparou o material a ser trabalhado, com um breve resumo sobre o conteúdo “álcoois”, algumas curiosidades e questões para serem resolvidas. Esse material foi enviado aos alunos no grupo de “WhatsApp”. Eles deveriam ler, discutir o conteúdo apresentado e resolver as questões. Dentre as atividades, eles deveriam pesquisar os seguintes itens: regras de nomenclaturas oficiais e não-oficiais, usos de compostos pertencentes ao grupo orgânico, efeitos do etanol e estatísticas sobre o consumo de bebidas alcoólicas por faixa etária. Um dos grandes desafios ao se permitir o uso do celular ou computador durante a aula é manter os alunos desenvolvendo a atividade solicitada, sem se perder em bate papos ou redes sociais. Durante a aula proposta, isso não aconteceu. Os alunos se mantiveram atentos as tarefas solicitadas e nenhum momento houve dispersão ou consulta a redes sociais. Houve muitas discussões e divisão de tarefas entre os componentes do grupo, com um resultado muito bom, em termos de participação, envolvimento e cumprimento das normas estabelecidas, bem como êxito no desenvolvimento da atividade. Com essa atividade percebeu-se que o celular pode ser um recurso valioso para promover a motivação e o aprendizado nas aulas de Química. Aliar o ensino de química e utilizar os recursos tecnológicos oferecidos por celulares contribui para despertar a atenção dos alunos para as aulas de química. Estudos realizados por Tavares, Souza e Correia (2013) concluíram que a tecnologia está presente na vida dos estudantes e que ela é uma aliada importantíssima para a compreensão, quando utilizada como metodologia de ensino.

Palavras-Chaves: Tecnologia. Aprendizagem. Alcoóis.