Maria Cecília Silva de Amorim (UFG/SMEL)
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A arte da contação de histórias no foco da cena: discussão inicial sobre uma proposição e-arte/educativa

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O objetivo deste artigo é socializar a proposta de pesquisa acadêmica sobre contação de histórias aprovada no Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Artes da Cena: teatro, dança e direção de arte na linha transversal com a Educação. O objetivo da pesquisa é estudar a arte da contação de histórias (in)cena no viés da teatralidade pedagógica como uma proposição e-arte/educativa para o desenvolvimento da cognição perceptiva crítica de alunos do Ensino Fundamental I. Tal temática originou-se do contato com a oficina de literatura e teatro ministrada numa escola de tempo integral em Luziânia-GO cuja prática corrobora com os estudos propostos. A pesquisa-ação será a metodologia utilizada e a pergunta problema é como a contação de histórias, como performance arte-educativa e e-arte/educativa, pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do Ensino Fundamental I? O esforço teórico com base nas discussões de autores como Machado (2002), Café (2015), Vicente (2015) acerca da arte de contar histórias, a análise das práticas teatrais de Augusto Boal e o teatro fórum com as contribuições de Cunha (2008, 2012) acerca da e-arte/educação poderão fomentar uma pesquisa arrojada e inovadora no campo da Arte da cena com diálogo com a Educação na qual professor e aluno são protagonistas. O contexto da teatralidade na escola merece uma pesquisa voltada para a melhoria do ensino e as potencialidades da contação de histórias para a formação humana cujo caráter é emancipador. A Arte e a Educação sugerem práticas voltadas para a oralidade, expressão e socialização como o protagonismo do aluno. Assim, nos tempo de tecnologia digital faz-se necessário estudar a contação de histórias no viés da e-arte/educação e suas potencialidades para o ensino.

Palavras-Chaves:Contação de Histórias. Artes da Cena. E-Arte/Educação.