Formação docente pelas escritas de estagiários: percurso investigativo
60A formação inicial de professores do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação-UFG contempla a disciplina de estágio supervisionado curricular obrigatório a qual aproxima o acadêmico do campo de atuação profissional por meio de uma experiência singular que lhe proporciona vivenciar algumas situações próprias do ofício, fundamentada teoricamente. Durante este período são engendrados possíveis questionamentos sobre a formação inicial. Assim, esta escrita aborda resultados de investigações, parte da pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Formação de Professores (NUFOP). Visa compreender o estágio obrigatório na perspectiva de estagiários, investigando concepções de graduandos do curso Pedagogia acerca do desenvolvimento do estágio, estabelecendo uma aproximação entre a formação universitária e atuação na escola pública. Intencionou, em duas pesquisas, descrever as ações da prática docente e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem de crianças, e analisar o desenvolvimento do estágio como evento que agrega diálogos e tensões sobre a prática e a formação. As pesquisas, numa abordagem qualitativa, tiveram como principais referências teóricas: Pimenta e Lima (2006), Calderano (2013), Zabalza (2014), e Tardif (2000). Neste sentido, a documentação analisada envolveu: produções escritas pelos estagiários, nos anos de 2010 a 2014 que estão publicadas e disponíveis no endereço: https://estagiodepedagogia.fe.ufg.br/. O estudo teve como foco de análise aspectos da ação docente, pela leitura destes dois materiais analisados. Dando continuidade a esta investigação duas novas investigações abordarão análises destes mesmos resumos, sendo que num estudo restringe os estágios realizados na educação infantil de 2016 a 2018 e no outro estudo no ensino fundamental de 2010 a 2018. Destaca a importância de se perceber os sentidos postos em ação quando o estagiário se insere no campo escolar.
Palavras-Chaves:Formação Docente. Escola-Campo. Educação Básica.