Daniely Pereira da Silva Oliveira (UEG)
daniely_pso@hotmail.com

Rafael Guarato (UFG)
warladan@gmail.com

As (im)possibilidades do ensino da dança na educação básica

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O presente trabalho contempla reflexões decorrentes do relatório realizado à partir de experiências em formação docente na disciplina de Estagio Curricular Obrigatório II, componente curricular obrigatório no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás, no ano de 2013. O objetivo desta proposta se concentra em compreender a ocorrência do ensino da dança, enquanto Projeto na educação básica e compartilhar entre meus pares o processo formativo. Este trabalho tem como norte de investigação a bibliografia do professor Moacir Gadotti, cuja perspectiva Pedagógica parte que a docência é fruto da aprendizagem da relação. Para tanto, o caminho metodológico se configura por procedimentos pertencentes à etnografia e através da observação participante com registros em diário de campo. Debrucei-me no labor de articular as observações registradas com a teoria pedagógica deste autor. Deste modo, pensamos dois aspectos pedagógicos: os procedimentos didáticos para a aula em si, e o aspecto profissional do Estágio, aplicados no ensino da dança. O ultimo aspecto no sentido de componente Curricular por possibilitar compreender especificidades da realidade em ensino de dança, na educação básica visa preparar, ao mercado de trabalho, o professor, e se torna indispensável, à formação humana deste. Já o primeiro aspecto, por outro lado, também reforça à importância do docente em formação na Licenciatura em Dança, fomentar a pratica dançante entre seus pares, perceber como o saber de um professor faz sentido ao flexibilizar-se com os conteúdos provenientes dos alunos que constituem esse espaço formativo na relação ensino aprendizagem. Deste modo, ao diagnosticarmos o ensino de dança inserida enquanto Projeto, percebemos que estes dois aspectos pedagógicos se relacionam ao compor a formação humana dos profissionais da educação básica. Portanto, já que, consideramos a amplitude e a multiplicidade no ensinar a aprender. Em suma, esta pesquisa não tem o foco de esgotar os saberes e conteúdos, uma vez que a ocorrência de ensino em dança está para além dos murros escolares.

Palavras-Chaves: Ensino. Dança. Estágio.