Luciane Graziele Bergue Albino (UEG)
lubergue@outlook.com

Bruno Batista de Oliveira (UFG/RC)

Ana Carla Dias Carvalho (UFG/RC)

Educação bilíngue no município de Boa Vista RR: aspecto multicultural

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Em busca da qualidade de ensino para pessoas com surdez, elaborei este projeto em 2014 e até o presente momento permanece como um material pedagógico na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista RR- Coordenação de Educação Especial para garantir o acesso e a permanência dos alunos surdos da Educação Infantil até as séries iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho evidencia metodologias visuais a fim de repeitar a singularidade linguística do surdo. A proposta bilíngue não ocorre apenas quando o surdo adquiri a língua natural, a LIBRAS como a primeira língua e a Língua Portuguesa (modalidade escrita), como a segunda língua, mas também no desenvolvimento do aspecto psicológico, intelectual e o social. Em outras palavras, a Educação Bilíngue não pode ser interpretada apenas como o domínio de duas línguas, mas uma complexa estruturação dos pensamentos, de maneira que envolva as experiências culturais dos indivíduos, ou seja, uma visão sócio- antropológica. A partir disso, é possível refletir sobre a educação dos surdos e consequentemente provocar mudança nas metodologias de ensino. Esta transformação deve acontecer na Educação Infantil, pois o contato do surdo com a LIBRAS na infância viabiliza a assimilação de conhecimento através da imagem, não significa que a Língua de Sinais seja suficiente. Os sinais combinados com recursos adequados dará ao discente o acesso a um mundo diversificado e a possibilidade da sua inserção na cultura.

Palavras-Chaves: LIBRAS. Educação Bilíngue. Inclusão.