Mariana Arantes Mesquita dos Santos (UFG)
marianaarantesmesquita@gmail.com

Estágio supervisionado: um relato de experiência com o ensino de Geografia na Educação Básica

90

O presente relato se refere a uma experiência de observação e reflexão por meio do Estágio Supervisionado em Geografia I, junto à Escola Estadual Major Alberto Nóbrega, localizada no Setor Ferroviário II, em Goiânia. O programa de estágio é um momento de reflexão e práxis, que visa promover o aperfeiçoamento da prática docente, por intermédio da inserção dos licenciandos, e futuros educadores, no meio escolar. Na primeira etapa do Estágio Supervisionado, do curso de Geografia/Licenciatura, da Universidade Federal de Goiás, realizamos a observação do espaço físico das escolas, seus rituais, espaços de lazer e interação que são apropriados pelos alunos,bem como a gestão dessa instituição, as aulas de Geografia, etc. Nesse seguimento, foi construído um texto, partindo de uma reflexão do espaço escolar, a partir do método de Milton Santos, compreendendo o esquema de forma, função, estrutura e processo e da observação das aulas de Geografia. O objetivo desse texto é mostrar que, o fato de estar inserido no contexto escolar em outra perspectiva que já não mais a de aluno mas como educador em formação, contribui para o conhecimento da realidade educacional brasileira e compreensão da importância de trazer o ensino para a realidade dos alunos, de modo que os educadores não distanciem sua fala e seu cotidiano da realidade daquelas pessoas e daquele lugar. A Geografia é uma ciência do cotidiano, por isso é necessário aproximar os temas locais e globais do cotidiano dos alunos, mas isso se configura em um desafio para os professores da educação básica. É fundamental compreender as diversas facetas do que é ensinar, o que ensinar e para quem ensinar e estimular a capacidade dos alunos em fazer uso da linguagem geográfica e atribuir para suas vidas a importância desta como instrumento de transformação social.

Palavras-Chaves: Estágio Supervisionado. Ensino de Geografia. Educação Básica.