Iogo da Silva Landinho (EMAC/UFG)
iogolandinho@gmail.com

Processo de ensino aprendizagem musical no projeto de ação social da Paróquia Nossa Senhora da Assunção: análise da experiência no campo de estágio supervisionado em espaços alternativos do curso de música - Licenciatura da EMAC-UFG

91

O presente relato de experiência tem como objetivo principal a análise crítica e reflexiva de como se desenvolveu o processo de ensino aprendizagem musical no projeto de ação social da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, realizado na Casa São José. Tal projeto é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Goiás, em que os alunos de licenciatura em Música matriculados na matéria de estágio supervisionado exercem suas atividades teórico-práticas em campo. A metodologia deste relato baseou-se na pesquisa etnográfica, cuja ferramenta é a observação e a coleta de dados das aulas/ensaios durante o período de 4 (quatro) meses, somados à ministração de aulas teóricas e práticas de violão feitas pelos estagiários. Os dados coletados serviram de base para a percepção quanto à forma de ensino e aprendizagem aplicados pela Dra. Flavia Maria Cruvinel, professora adjunta da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás-EMAC/UFG. Em virtude disso, a metodologia ECIM/Ensino Coletivo de Instrumento Musical outrora proposta pela professora citada, contemplou de forma significativa e plausível no que se refere às necessidades presentes neste projeto de ação social da Paróquia Nossa Senhora da Assunção. Uma vez que, a metodologia EICM garante a socialização do ensino, a interação social entre os alunos e democratiza o acesso do aluno no que tange à formação musical, ou seja, é uma ferramenta metodológica eficiente para o ensino musical escolar e para qualquer projeto que tenha como necessidade o ensino coletivo de instrumento musical. Essa metodologia de ensino fora desenvolvida pela professora Flavia Cruvinel e, ainda, pode-se acrescentar que houve um belíssimo desempenho da metodologia em pauta no referido campo de estágio.

Palavras-Chaves: Educação Musical em Espaços Alternativos. Processo de Ensino Aprendizagem Musical. Ação Social pela Música por Meio do Ensino Coletivo de Violão.