Cleber de Sousa Carvalho (UEG-ESEFFEGO/ SME-GOIÂNIA)
cleber.ueg@gmail.com

Elida da Silva dos Santos (UEG-ESEFFEGO)
elida.snts7@gmail.com

Ellen Geovana Gonçalves (UEG-ESEFFEGO)
ellenge13@gmail.com

Reflexões acerca do ensino do judô no ensino fundamental: dificuldades e possibilidades

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Este trabalho apresenta as experiências pedagógicas do ensino de Judô em uma turma de 7º ano no Colégio Estadual Murilo Braga, localizado na região leste da cidade de Goiânia. As ações foram desenvolvidas no segundo semestre de 2018 e contemplaram as demandas do Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Educação Física, da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás – UEG. Tendo em vista as características da turma e a proposta pedagógica da escola em que ocorreram as intervenções, discutimos acerca dos avanços e dificuldades enfrentadas, a partir de um referencial teórico de orientação epistemológica crítica. Dentre os objetivos da proposta de intervenção delineamos a perspectiva de que os alunos compreendessem e vivenciassem o conteúdo de lutas em seus aspectos técnicos, históricos e sociais por meio do Judô; além de identificarem as principais características e semelhanças das lutas em geral, assim também como seu processo histórico; aprenderem os fundamentos básicos das lutas em geral e em específico do Judô, dentre eles: as quedas, principais golpes de ataque e movimentos de defesa; e refletirem a respeito das questões de gênero e respeito ao próximo. É importante destacar que além de contribuírem com a formação acadêmica dos acadêmicos as regências também beneficiaram os alunos atendidos, permitindo aos mesmos a experiência enriquecedora com o aprendizado de Judô, a saber, um conteúdo da cultura corporal ainda pouco abordado nas escolas. Diante das dificuldades de acesso à modalidade, decorrente das condições socioeconômicas dos alunos, estes dificilmente teriam acesso a esse conhecimento em outro local que não fosse a escola.

Palavras-Chaves: Educação Física. Estágio Supervisionado. Judô.