Solange Martins Oliveira Magalhães (UFG)
solufg@hotmail.com

A didática na perspectiva montessoriana e a educação infantil

43

A pedagogia montessoriana é reconhecida como um modelo de educação infantil que mudou a direção da educação tradicional que favorecia apenas a formação intelectual. Destacar a didática a partir do método montessoriano diz respeito a preocupação com o processo de personalização e valorização da criança, não só limitado a projeções individuais, mas também os aspectos individuais, psicológicos e sociais de sua formação. A Didática utilizada no “Case dei Bambini” é tomada como exemplo, pois revela uma conduta adequada na educação infantil, capaz de ajudar a criança a entender seu lugar no mundo, a respeitar e valorizar a vida e a cultura de paz e de agir com responsabilidade social. A didática montessoriana ajuda a desenvolver o potencial das crianças na educação infantil e, nesse sentido, ajuda a formar uma "nova criança" ou o homem de amanhã capaz de associar-se a uma sociedade de paz.

Palavras-Chaves:Educação Infantil. Método Montessoriano. Infância.