Matheus Moura Silva (PPGACV-FAV/UFG)
saruom@gmail.com

Dânia Soldera (PPGACV-FAV/UFG)
danisoldera@gmail.com

Relatórios parciais de observação em dois colégios públicos de Goiânia

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Este relatório busca descrever as principais observações tidas durante os breves encontros com as turmas do 6º e 9º anos no Colégio Estadual João Bênnio, em Goiânia (GO) como parte do desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, relacionado à Faculdade de Artes Visuais – UFG. A professora supervisora, Priscilla Pinheiro, formada na mesma instituição do programa, é a responsável pelos alunos no colégio. Durante os encontros notou-se a precariedade da infraestrutura local, bem como a indiferença do corpo colaborativo do colégio para com os alunos em geral e o descaso estadual com relação à educação. Na segunda parte do texto, são discorridas as observações realizadas no segundo semestre do Pibid, desta vez no colégio Cepae - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – UFG, com supervisão do professor Wanderley Silva. As turmas são do 8º ano A e B. O Cepae é um colégio diferenciado, com proposta, corpo docente e espaços únicos no estado de Goiás e, até mesmo, no Brasil. Diferentemente do Colégio Estadual, o Cepae proporciona todo o aparato necessário para o bom desenvolvimento dos alunos e dos docentes, gerando outras problematizações no cotidiano escolar. Durante as aulas de artes no colégio, foi observado as relações de autonomia dos alunos, o que gerou questões do tipo: Como instigar a criação autônoma? Ou mesmo a relação entre conteúdo curricular e o dia a dia dos alunos, como: Quais seriam os possíveis exemplos de formas quadradas que estivessem mais próximas do repertório cultural dessas crianças? Por outro lado, minhas indagações centrais se dão com relação ao modo de se pensar o Pibidiano e sua atuação na escola.

Palavras-Chaves:Pibid. Arte Educação. Estágio.