Pesquisa qualitativa na educação: um relato de estudos no âmbito da iniciação científica
36A partir dos estudos realizados como bolsistas no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura (NEPPEC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, busca-se analisar a pesquisa bibliográfica, especialmente seu processo de construção, seu contexto, características e os aspectos para a elaboração da mesma (LIMA, MIOTO, 2007; GIL, 2002) e as diretrizes para a leitura de textos acadêmicos (SEVERINO, 2000). Descreve-se o surgimento da abordagem qualitativa e suas principais características metodológicas (BOGDAN, BIKLEN, 1991; DELAMONTE, HAMILTON, 1997) e apresenta-se uma breve introdução ao percurso da pesquisa qualitativa no Brasil (LÜDKE, ANDRÉ, 1986; PATTO, 2015; ZANETTE, 2017). Enfatiza-se a importância da abordagem qualitativa, particularmente em sala de aula, visto que para a compreensão dos processos educacionais, é preciso observar como se dá as relações sociais, os comportamentos implícitos e explícitos, dentre outros, no cotidiano escolar. A pesquisa qualitativa é relevante já que permite visualizar os movimentos didático-pedagógicos, os quais viabilizam a compreensão da interação professor-aluno, como o professor ensina e como o aluno aprende, além das relações, interações, aluno-aluno, podendo ser observados como se dá o processo de aprendizagem em grupo, por exemplo. Assim, o tipo de pesquisa estudado permite observar as práticas escolares. Esse movimento, dado em sala de aula, possibilita o pensar teoricamente, envolvendo o processo de práxis presente na atuação do professor, para formular uma tese. Vê-se a necessidade da mesma para promover o momento de pesquisa. O presente artigo visa pensar a pesquisa em educação a partir do campo e suas relações sociais presentes.
Palavras-Chaves: Pesquisa Educacional. Pesquisa Qualitativa. Pesquisa Bibliográfica.