Heitor Silva Sabota (SEDUC/GO)
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A cidade como espaço educativo: o uso de localidades do centro de Goiânia para atividades escolares

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Este trabalho tem por finalidade propor o uso de espaços urbanos de uso coletivo para a realização de atividades educativas. Uma cidade pode oferecer diversas localidades para serem utilizadas como espaços educativos, por meio de propostas metodológicas que a condicionem como cenário de aprendizagem para os sujeitos escolares. No caso da cidade de Goiânia, recorte espacial deste trabalho, há inúmeros locais que podem ser apropriados, variando desde o centro histórico da cidade aos diversos equipamentos urbanos como, praças, avenidas e prédios históricos. Todas estas localidades possuem uma potencialidade educativa e para serem efetivadas necessita de um direcionamento de atividades para que o docente possa utilizar em sua prática. A escolha dos locais apresentados pelo artigo ocorreu sob a classificação dos tipos de ensino a serem trabalhados nos espaços urbanos. Neste critério levou-se em consideração se o processo de ensino-aprendizagem nesta espacialidade pode contemplar diferentes componentes curriculares escolares. Baseado nesta relação, os locais levantados neste trabalho variam entre: espaços que fazem parte da história da fundação da cidade, locais presentes no contexto contemporâneo de urbanização e instituições públicas. O objetivo do trabalho é fazer um levantamento de espaços públicos localizados no centro da cidade de Goiânia, considerados de acesso livre à população, na qual podem ser realizadas diversas ações educativas e como estes podem ser amplamente utilizados no processo de ensino-aprendizagem, dentro do contexto que abarca o conceito de Cidade Educadora.

Palavras-Chaves: Cidade. Goiânia. Espaço Educativo.