Ewerson Tavares da Silva (IFG - Campus Jataí)
ewersontavares@hotmail.com

Gabriela Silva Lemes (IFG - Campus Jataí)
ggabrielaaa@hotmail.com

História do sistema monetário por meio de um objeto de aprendizagem: uma experiência com uma turma de 9º ano do ensino fundamental

13

Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência realizada com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em abril de 2019, sobre o uso de um objeto de aprendizagem (OA) para o ensino da história do sistema monetário. A proposta surgiu na disciplina de Análise e desenvolvimento de Recursos Didáticos, do Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Goiás Campus Jataí. Dessa forma, este trabalho se justifica visto a necessidade de promover um espaço de reflexão sobre o sistema monetário no qual estamos imersos, para que a partir dele possamos criar conhecimentos historicamente situados. Portanto buscamos responder a seguinte questão de investigação acerca do objeto de aprendizagem desenvolvido: O OA é capaz de suscitar reflexões acerca da história do desenvolvimento do sistema monetário? Para isso, foi proposto a uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola particular de Goiânia, que explorassem um OA desenvolvido por nós e a partir desse contato, respondessem questões pertinentes ao desenvolvimento da experiência. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário misto e para a análise desses dados nos ancoramos em Bardin, nos seus escritos sobre Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que o OA possibilitou um que os sujeitos refletissem quanto a trajetória histórica do sistema monetário, percebendo o caráter dialético da relação a sociedade e do sistema monetário, onde o sistema monetário é apenas uma variável dependente dessa. Nota se também que eles conseguiram criar conexões desses saberes com conhecimentos de outras áreas.

Palavras-Chaves: Objeto de Aprendizagem. História do Dinheiro. Ensino de Matemática.