Flávia Martins Vieira (UFG)
flavia22mv@gmail.com

Gina Glaydes Guimarães de Faria (UFG)
ginaggfaria@gmail.com

Desigualdades educacionais: um estudo bibliográfico

10

Este trabalho objetiva descrever, por meio de estudo bibliográfico, como são discutidas as desigualdades escolares no âmbito das políticas educacionais. Adota-se como fonte de investigação o periódico Cadernos de Pesquisa, considerando os artigos veiculados no período de 2007 a 2017, selecionados a partir do banco de dados a que este trabalho se vincula “Fracasso escolar e sentidos da escola: referenciais teóricos e metodológicos na pesquisa educacional” (NEPPEC/FE/UFG), o qual é composto, até o momento, por 83 artigos. Os critérios de seleção envolveram, além da leitura dos resumos, referências a termos afins como “MEC”, “Inep”, “desigualdade” no corpo do artigo, verificados por meio de instrumento de busca do word, de modo a identificar aqueles artigos que fossem diretamente relacionados às políticas educacionais e implicações para as desigualdades escolares. Tendo como fundamentação teórico-metodológica os estudos Gil (2002), Lima e Mioto (2007) e Severino (2016). Os resultados indicam a recorrência das relações entre desigualdades socioeconômicas e educacionais, com ênfase para discussão sobre relações entre família e escola e desigualdades regionais. Atravessam as discussões preocupações com o desempenho tanto da escola, quanto do aluno e do professor, balizados por meio de avaliações de larga escala. Há posicionamentos distintos quanto ao emprego destas avaliações, mas há uma tendência para o reforço destas políticas para a definição e encaminhamento de ações que garantam uma escola de qualidade. Outro ponto que chama a atenção diz respeito à tendência, em algumas abordagens, para a responsabilização das famílias quanto ao êxito ou fracasso do aluno no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-Chaves: Políticas Educacionais. Desigualdade. Fracasso Escolar.