SUMÁRIO
Introdução
Amone Inácia Alves
Janice Pereira Lopes
Karine Vasco dos Santos
Ravenna Cardoso e Cruz
A Atuação Docente por meio da Residência Pedagógica
Sara Cassimira Borba Siqueira
Camila Lins Vital
A Contribuição do Projeto Residência Pedagógica aos Futuros Professores de Matemática: tecendo fazeres e saberes
Míriam do Rocio Guadagnini
Elisabeth Cristina de Farias
José Charles Conrado Ribeiro
João Vitor Araujo dos Santos
Milenna Severino Thomaz
A Experiência na Construção dos Saberes Docentes: uma narrativa sobre a vivência na residência pedagógica
Rafael Ferreira dos Santos
Gustavo Lopes Ferreira
Daniela Inácio Junqueira
A Horta na Escola: um relato de experiência pedagógica a partir da educação geográfica
Luara Alves de Jesus
Clarice Alves da Silva Medrado
Thais Silva Santos,
Magno Emerson Barbosa da Silva
Adriana Olivia Alves
A Informação a Serviço da Mobilização: uma proposta de produção de jornal na escola de educação básica a partir da residência pedagógica
Ilma Socorro Gonçalves Vieira
Elisama Vasconcelos da Silva
Laura Borges Lacerda
Sara Cassimira Borba Siqueira
Teresa Raquel Oliveira Viana
A Interação entre a Geografia e o Direito
Alécia Vieira Caixeta
Adriana Olivia Alves
A “Odisséia Ecológica”: um olhar histórico para conceito de interações
Samuel Vitorino de Sales
Sarah Lagares
Yohana Alves
Guilherme Leonardo F. Silva
Simone Sendin M. Guimarães
A Residência Pedagógica como Prática para a Abordagem de Gênero e Sexualidade nas Escolas
Mikaelle de Souza Miranda
Leandro Jorge Coelho
Michel Mendes
A Saúde nos Projetos Políticos Pedagógicos nos Cursos de Pedagogia das Universidades Públicas do Estado de Goiás
Vitória Alves Rock
Cristiane Lopes Simão Lemos
Luciana Alves de Oliveira
A Vegetação do Cerrado nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Médio
Phellipe Miranda Paniago
Italo Rodrigues Antunes
Ivanilton José de Oliveira
Agrotóxico e Meio Ambiente: uma experiência no PROLICEN
Ryan Marques Rezende
João Marcos de Lima Faria
Victoria Costa da Silva
Rogério Pereira Bastos
Simone Maria Teixeira de Sabóia-Morais
Aprendizagens e Reflexões sobre a Docência em Educação Física no Programa de Residência Pedagógica
Luccas Alvarenga
Davi Alves
Grazielly Queiroz Nascimento
Alessandra Barreiro da Silva
Luana Zanotto
Apresentando o “Día De Muertos” como uma das Ações do Projeto de Residência Pedagógica
Denise Rosa de Oliveira Faria
Carina Noronha de Brito Regino
Aula sobre o Día de Muertos: vivências de licenciandos na residência pedagógica
Henrique Teles
Marcela Rubia Fernandes de Almeida
Desenvolvendo Dashboard em Sala de Aula: uma proposição didática para reconhecimento de informações municipais
Evaldo Macedo de Almeida
Diego Tarley Ferreira Nascimento
Desenvolvimento de Materiais Complementares ao Livro Didático de Geografia do Ensino Médio: exemplos da ocorrência e dinâmica das feições associadas aos processos erosivos hídricos no município de Goiânia (GO)
Beatriz Galdina da Silva
Patrícia de Araújo Romão
“Día de Muertos”, um Relato de Experiência do PIBID: espanhol
Yasmim Sousa Andrade
Camila da Silva Peixoto
Evelyn Amara Urdaneta Xavier
Sirlene Terezinha de Oliveira
Alexandra Almeida de Oliveira
Dialogismo e o Romance na Perspectiva Bakhtiniana em Estudos Relacionados à Literatura em Periódico Científico
Robert Mitchel José Gonçalves
Keila Matida de Melo
Docência em Química: experimentação para a educação inclusiva
Florisbelo Magalhães Rodovalho
47Ensino de Formação Territorial do Brasil por Meio de Jogos
Adrielly Maiara Ferreira Souza
Eduardo dos Santos Mello Branquinho
Isadora Joana Mariana de Sousa
Diego Barcelos de Araujo
Ensino de História e Ferramentas Digitais para Aparelhos Celulares
Davi de Souza Vital
Josias Freire
Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola por meio de Oficinas Temáticas: vivências no projeto interdisciplinar linguagens/línguas adicionais do PIBID/UFG
Bruno da Silva Alves
Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes
Vitória Eduarda Souza Ferreira
Itamir Ramos de Souza
Insetos no Ensino de Ciências: recursos pedagógicos e de divulgação digital
Maria Eduarda Alves Silva
51Intervenção Pedagógica: PIBID e ações afirmativas
Marcos Aguiar Almeida
Rodrigo dos Santos Bispo
Kewly de Melo Machado
Metáforas Conceptuais no Ensino-Aprendizagem de Português: aula como acontecimento
Raissa Lorraine Gomes Montalvão
Amanda Leles Feitosa
Leosmar Aparecido da Silva
Metodologia Ativa: dinâmica em grupo como uma alternativa para o ensino de geografia
Evelin Cristina Araujo
Winicius Alves de Freitas
O Desenvolvimento da Agropecuária, do Extrativismo e do Agronegócio e seus Impactos no Bioma Cerrado: uma experiência no PIBID Geografia
Humberto Galdino Gouvêa
Valdomiro Guimarães Neto
Leovan Alves dos Santos
Adriana Olivia Alves
O Drama em Vigotski e sua Compreensão na Educação: uma pesquisa bibliográfica
Júlia Mota
Gisele Toassa
Eduardo Moura da Costa
O Empreendedorismo no Contexto da Reforma do Ensino Médio Brasileiro
Luiz Roberto dos Santos Corrêa Neto
Lucineia Scremin Martins
O Ensino a Genética à Luz da Pedagogia Histórico-crítica: um relato de experiência
Maria Gabriella Oster
Julia Aparecida V. Nicolau
João Augusto G. Silva
Ludmylla F. S. Rodrigues
Cristina da C. K. Mascioli
Os Conteúdos de Geografia e a Escala Geográfica na Elaboração de um Percurso Didático
João Gabriel Alves Rodrigues
Thalyson Morais Silva
Problematizando a Diversidade e Importância dos Povos Cerradeiros por meio da Produção de Maquetes
Marcos Vinicíos Ribeiro de Souza
Alessandra Santos de Morais
Leovan Alves dos Santos
Adriana Olivia Alves
Produção de Sequências Didáticas para Aulas de Espanhol no Ensino Médio: celebrações hispânicas e brasileiras
Débora Alves Pereira
79Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - História: dimensões da formação docente
Álvaro Antônio Alves da Silva
Bárbara Dezembrina Barros da Silva
Maria Eduarda Alves de Oliveira
Gabriela Alves Santos
Thiago Alecrim de Souza
Projeto Interdisciplinar Linguagens/Línguas Adicionais do PIBID/UFG: experiências com o desenvolvimento de oficinas interculturais
Ana Clara Borges Balestra Soares
Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes
Karol Silva Lourenço
Débora Alves Pereira
Vitória Fernandes de Oliveira Martins
Pronúncia em L2: panorama de pesquisas sobre fonética, fonologia e ensino
Lanny Araujo Silva
Elena Ortiz Preuss
Reflexões Acerca da Tanteira e suas Contribuições Formativas
Andreia Campelo de Sousa
Laura Pereira Araujo
Maria Eduarda Viana Batista Camargo
Wellington Lima Cedro
Reflexões sobre a aprendizagem docente do Petmat: Uma experiência envolvendo o ENEM
Gabriella Rosa Pereira
Lucas Secundino Honório Santos Jacó
Wellington Lima Cedro
Relato de Experiência da RP: gênero e sexualidade
Luana Matias Pereira Coelho
Leandro Jorge Coelho
Michel Mendes
Relato de Plano de Ação Pedagógica: desenvolvimento de composteira de resíduos sólidos orgânicos como ferramenta de educação ambiental
Lorrany Patricia de Melo Alves
Léia Aquillauane Alves Silva
Daniara Rayane e Silva
Daniela Inácio Junqueira
Residência no Centro de Ensino em Período Integral Carlos Alberto de Deus, Eletiva “Aprendendo a Viver na Cidade”: por uma perspectiva geográfica
Amanda Carlos Assunção
Maria Eduarda Amaral Silva
David Damásio de Sousa Nunes
Sala Ambiente no Ensino de Geografia e Interdisciplinaridades uma Pesquisa Bibliográfica e Inspirada no: CEPI - Carlos Alberto de Deus
Roberto Yuri Domingos da Silva
99Tecnologias Digitais e Ensino de História: experiências e possibilidades
Mirian Beatriz dos Santos Rios
Josias Freire
Uma Breve Experiência da Atividade Lúdica Associada ao Ensino de Química: jogos com foco ambiental como tática de intervenção no programa de residência pedagógica
Thaís V. P. Silva
Ana L. Azevedo
Luclécia D. Nunes
Nyuara A. S. Mesquita
Uma Experiência de Regência: futura professora ensinando frações
Vitória Santos Marinho
Miriam do Rocio Guadagnini
Elisabeth Cristina de Faria
Uso do Minecraft como Material Metodológico para Construção de Maquetes Virtuais nas Aulas de Geografia
Kéllitha Grazielle Andrade
Roger Rodrigues dos Santos
Osman Felipe da Costa Neto
Leovan Alves dos Santos
Adriana Olívia Alves
Possibilidades e Reflexões da Educação a Distância em Estabelecimentos Penais: o caso do CEDLET
Nelson Carneiro Junior
Antônia Maria Paulina Barbosa
Literar com a(s) Infância(s): tempo de ler
Soraya Vieira Santos
Sheila Daniela Medeiros dos Santos
Hugo Vinícius Ferreira Silva
Rachel Benta Messias Bastos
O Estudo Sobre a Ação Formativa com Professores no Clube de Matemática
Cicero Rodrigues Barbosa
Daniela Cristina de Oliveira
Gabriela de Araújo Achegaua Salazar
PCC em Aplicação e Uma Proposta de Inserção: subsídios para leitura e análise crítica do conto em goiás em sala de aula
Júlio César Kohler Damasceno Baron
Rogério Max Canedo
Lucas Frazão Xavier
A Formação Continuada de Professores e a Construção de Identidades de Gênero em Sala de Aula da Educação Básica
Flávia Ferreira da Costa
124O Fenômeno Migração e Sua Abordagem no Livro Didático de Geografia do Ensino Médio
Leandro Belo da Silva
Nicali Bleyer Ferreira dos Santos
Tendências da Pesquisa Sobre Didática Da Biologia: caracterização de dissertações defendidas entre 2017 e 2021
Guilherme Limirio de Barros
Leandro Jorge Coelho
Mosaique: a combinação da arte com a matemática
Caio Nascimento Rocha
Karly Barbosa Alvarenga
A Importância do Estágio Supervisionado para a Formação de Professores
Brenda Isaias Vieira Silva
Claiton Francisco Garcia Junior
Ryan Marques Rezende
Cleirianne Rodrigues de Abreu Lopes
Patrícia Spinassé Borges
A Pesquisa no Estágio Curricular: possibilidades e limitações na formação do professor intelectual crítico
Diego Dias Duarte
Célia Helena Gonçalves Calderaro
Lavínia dos Santos Sabino
Maria Gabriella Oster
Patrícia Spinassé Borges
Estágio Curricular: a observação do ambiente escolar como ação integradora da práxis reflexiva
Geovana Gomes
Ana Lígia Alves de Almeida
Isabella Barreto de Souza
Ana Maria da Conceição Silva
Mikaelly Ferraz de Oliveira
Estágio II no CEPAE: universo e terra
Flávia de Paiva Breseghello
Lígia de Castro Rezende
Rafaela Antunes Vilela
Tiago Bauer Schaitl
Patrícia Spinassé Borges
Experiências do Estágio: a relação entre teoria e prática na formação inicial de professores de ciências
Eduardo Carvalho Luzin de Sousa
Amanda Silva Alves
Maria Eduarda Alves Silva
Francesca Guaracyaba Garcia Chapadense
Mikaelly Ferraz de Oliveira
Investigando a Matéria e a Energia
Eduarda Cristina Silva Polonski
Kenia Maria Bernardes Ferreira
Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha
Vanessa Gabassa
O Estágio Curricular Obrigatório na Licenciatura em Ciências Biológicas: relações entre espaços formais e não formais para o ensino de ciências
Rafael Passos Spencer
Mônica Ellen Regis de Oliveira
Waldir Bittencourt Cruz Neto
Ana Maria da Conceição Silva
Mikaelly Ferraz de Oliveira
O Rap Brasileiro e o Rap Francês Sob uma Perspectiva Intercultural: proposta de sequência didática para o estágio de francês no CEPAE
Gabriella Fraga Pinto
143O Rap como Recurso Didático no Ensino de História
Thaís Vanessa de Almeida Botêlho
148Processos do Planejamento do Ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental
Adriano Ramos Sousa de Oliveira
Vitória Barbosa dos Santos
Ana Maria da Conceição Silva
Cleirianne Rodrigues de Abreu
Mikaelly Ferraz de Oliveira
Residência Pedagógica no CEPAE: a literatura como espaço de interlocução
Claudney Maria de Oliveira e Silva
Flávia Motta de Paula Galvão
Louise Calaça Gonçalves
Miriam Procópio Morais
Thaís Nunes da Silveira Basilino
Prova Brasil: implicações na proposta das escolas em período de tempo integral
Mauro Antonio da Silva Pinheiro
160A Formação de Professores de Química no Estado De Goiás e as Questões Ambientais Relacionadas à Radioatividade
Ivanilde Duarte Alves
Luclécia Dias Nunes
O Estado do Conhecimento sobre os Aspectos Históricos da Formação de Professores de Biologia no Brasil (1993-2022)
Felipe Souto Araújo
Rones de Deus Paranhos