SUMÁRIO

Introdução

Amone Inácia Alves
Janice Pereira Lopes
Karine Vasco dos Santos
Ravenna Cardoso e Cruz

02


EIXO
Programas e Projetos para formação de professores

A Atuação Docente por meio da Residência Pedagógica

Sara Cassimira Borba Siqueira
Camila Lins Vital

04

A Contribuição do Projeto Residência Pedagógica aos Futuros Professores de Matemática: tecendo fazeres e saberes

Míriam do Rocio Guadagnini
Elisabeth Cristina de Farias
José Charles Conrado Ribeiro
João Vitor Araujo dos Santos
Milenna Severino Thomaz

05

A Experiência na Construção dos Saberes Docentes: uma narrativa sobre a vivência na residência pedagógica

Rafael Ferreira dos Santos
Gustavo Lopes Ferreira
Daniela Inácio Junqueira

06

A Horta na Escola: um relato de experiência pedagógica a partir da educação geográfica

Luara Alves de Jesus
Clarice Alves da Silva Medrado
Thais Silva Santos,
Magno Emerson Barbosa da Silva
Adriana Olivia Alves

07

A Informação a Serviço da Mobilização: uma proposta de produção de jornal na escola de educação básica a partir da residência pedagógica

Ilma Socorro Gonçalves Vieira
Elisama Vasconcelos da Silva
Laura Borges Lacerda
Sara Cassimira Borba Siqueira
Teresa Raquel Oliveira Viana

08

A Interação entre a Geografia e o Direito

Alécia Vieira Caixeta
Adriana Olivia Alves

13

A “Odisséia Ecológica”: um olhar histórico para conceito de interações

Samuel Vitorino de Sales
Sarah Lagares
Yohana Alves
Guilherme Leonardo F. Silva
Simone Sendin M. Guimarães

19

A Residência Pedagógica como Prática para a Abordagem de Gênero e Sexualidade nas Escolas

Mikaelle de Souza Miranda
Leandro Jorge Coelho
Michel Mendes

20

A Saúde nos Projetos Políticos Pedagógicos nos Cursos de Pedagogia das Universidades Públicas do Estado de Goiás

Vitória Alves Rock
Cristiane Lopes Simão Lemos
Luciana Alves de Oliveira

21

A Vegetação do Cerrado nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Médio

Phellipe Miranda Paniago
Italo Rodrigues Antunes
Ivanilton José de Oliveira

22

Agrotóxico e Meio Ambiente: uma experiência no PROLICEN

Ryan Marques Rezende
João Marcos de Lima Faria
Victoria Costa da Silva
Rogério Pereira Bastos
Simone Maria Teixeira de Sabóia-Morais

27

Aprendizagens e Reflexões sobre a Docência em Educação Física no Programa de Residência Pedagógica

Luccas Alvarenga
Davi Alves
Grazielly Queiroz Nascimento
Alessandra Barreiro da Silva
Luana Zanotto

28

Apresentando o “Día De Muertos” como uma das Ações do Projeto de Residência Pedagógica

Denise Rosa de Oliveira Faria
Carina Noronha de Brito Regino

30

Aula sobre o Día de Muertos: vivências de licenciandos na residência pedagógica

Henrique Teles
Marcela Rubia Fernandes de Almeida

31

Desenvolvendo Dashboard em Sala de Aula: uma proposição didática para reconhecimento de informações municipais

Evaldo Macedo de Almeida
Diego Tarley Ferreira Nascimento

32

Desenvolvimento de Materiais Complementares ao Livro Didático de Geografia do Ensino Médio: exemplos da ocorrência e dinâmica das feições associadas aos processos erosivos hídricos no município de Goiânia (GO)

Beatriz Galdina da Silva
Patrícia de Araújo Romão

33

“Día de Muertos”, um Relato de Experiência do PIBID: espanhol

Yasmim Sousa Andrade
Camila da Silva Peixoto
Evelyn Amara Urdaneta Xavier
Sirlene Terezinha de Oliveira
Alexandra Almeida de Oliveira

34

Dialogismo e o Romance na Perspectiva Bakhtiniana em Estudos Relacionados à Literatura em Periódico Científico

Robert Mitchel José Gonçalves
Keila Matida de Melo

38

Docência em Química: experimentação para a educação inclusiva

Florisbelo Magalhães Rodovalho

47

Ensino de Formação Territorial do Brasil por Meio de Jogos

Adrielly Maiara Ferreira Souza
Eduardo dos Santos Mello Branquinho
Isadora Joana Mariana de Sousa
Diego Barcelos de Araujo

48

Ensino de História e Ferramentas Digitais para Aparelhos Celulares

Davi de Souza Vital
Josias Freire

49

Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola por meio de Oficinas Temáticas: vivências no projeto interdisciplinar linguagens/línguas adicionais do PIBID/UFG

Bruno da Silva Alves
Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes
Vitória Eduarda Souza Ferreira
Itamir Ramos de Souza

50

Insetos no Ensino de Ciências: recursos pedagógicos e de divulgação digital

Maria Eduarda Alves Silva

51

Intervenção Pedagógica: PIBID e ações afirmativas

Marcos Aguiar Almeida
Rodrigo dos Santos Bispo
Kewly de Melo Machado

52

Metáforas Conceptuais no Ensino-Aprendizagem de Português: aula como acontecimento

Raissa Lorraine Gomes Montalvão
Amanda Leles Feitosa
Leosmar Aparecido da Silva

53

Metodologia Ativa: dinâmica em grupo como uma alternativa para o ensino de geografia

Evelin Cristina Araujo
Winicius Alves de Freitas

64

O Desenvolvimento da Agropecuária, do Extrativismo e do Agronegócio e seus Impactos no Bioma Cerrado: uma experiência no PIBID Geografia

Humberto Galdino Gouvêa
Valdomiro Guimarães Neto
Leovan Alves dos Santos
Adriana Olivia Alves

69

O Drama em Vigotski e sua Compreensão na Educação: uma pesquisa bibliográfica

Júlia Mota
Gisele Toassa
Eduardo Moura da Costa

70

O Empreendedorismo no Contexto da Reforma do Ensino Médio Brasileiro

Luiz Roberto dos Santos Corrêa Neto
Lucineia Scremin Martins

71

O Ensino a Genética à Luz da Pedagogia Histórico-crítica: um relato de experiência

Maria Gabriella Oster
Julia Aparecida V. Nicolau
João Augusto G. Silva
Ludmylla F. S. Rodrigues
Cristina da C. K. Mascioli

72

Os Conteúdos de Geografia e a Escala Geográfica na Elaboração de um Percurso Didático

João Gabriel Alves Rodrigues
Thalyson Morais Silva

73

Problematizando a Diversidade e Importância dos Povos Cerradeiros por meio da Produção de Maquetes

Marcos Vinicíos Ribeiro de Souza
Alessandra Santos de Morais
Leovan Alves dos Santos
Adriana Olivia Alves

53

Produção de Sequências Didáticas para Aulas de Espanhol no Ensino Médio: celebrações hispânicas e brasileiras

Débora Alves Pereira

79

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - História: dimensões da formação docente

Álvaro Antônio Alves da Silva
Bárbara Dezembrina Barros da Silva
Maria Eduarda Alves de Oliveira
Gabriela Alves Santos
Thiago Alecrim de Souza

80

Projeto Interdisciplinar Linguagens/Línguas Adicionais do PIBID/UFG: experiências com o desenvolvimento de oficinas interculturais

Ana Clara Borges Balestra Soares
Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes
Karol Silva Lourenço
Débora Alves Pereira
Vitória Fernandes de Oliveira Martins

85

Pronúncia em L2: panorama de pesquisas sobre fonética, fonologia e ensino

Lanny Araujo Silva
Elena Ortiz Preuss

86

Reflexões Acerca da Tanteira e suas Contribuições Formativas

Andreia Campelo de Sousa
Laura Pereira Araujo
Maria Eduarda Viana Batista Camargo
Wellington Lima Cedro

87

Reflexões sobre a aprendizagem docente do Petmat: Uma experiência envolvendo o ENEM

Gabriella Rosa Pereira
Lucas Secundino Honório Santos Jacó
Wellington Lima Cedro

92

Relato de Experiência da RP: gênero e sexualidade

Luana Matias Pereira Coelho
Leandro Jorge Coelho
Michel Mendes

93

Relato de Plano de Ação Pedagógica: desenvolvimento de composteira de resíduos sólidos orgânicos como ferramenta de educação ambiental

Lorrany Patricia de Melo Alves
Léia Aquillauane Alves Silva
Daniara Rayane e Silva
Daniela Inácio Junqueira

94

Residência no Centro de Ensino em Período Integral Carlos Alberto de Deus, Eletiva “Aprendendo a Viver na Cidade”: por uma perspectiva geográfica

Amanda Carlos Assunção
Maria Eduarda Amaral Silva
David Damásio de Sousa Nunes

95

Sala Ambiente no Ensino de Geografia e Interdisciplinaridades uma Pesquisa Bibliográfica e Inspirada no: CEPI - Carlos Alberto de Deus

Roberto Yuri Domingos da Silva

99

Tecnologias Digitais e Ensino de História: experiências e possibilidades

Mirian Beatriz dos Santos Rios
Josias Freire

106

Uma Breve Experiência da Atividade Lúdica Associada ao Ensino de Química: jogos com foco ambiental como tática de intervenção no programa de residência pedagógica

Thaís V. P. Silva
Ana L. Azevedo
Luclécia D. Nunes
Nyuara A. S. Mesquita

109

Uma Experiência de Regência: futura professora ensinando frações

Vitória Santos Marinho
Miriam do Rocio Guadagnini
Elisabeth Cristina de Faria

110

Uso do Minecraft como Material Metodológico para Construção de Maquetes Virtuais nas Aulas de Geografia

Kéllitha Grazielle Andrade
Roger Rodrigues dos Santos
Osman Felipe da Costa Neto
Leovan Alves dos Santos
Adriana Olívia Alves

111


EIXO
Modalidades Educacionais

Possibilidades e Reflexões da Educação a Distância em Estabelecimentos Penais: o caso do CEDLET

Nelson Carneiro Junior
Antônia Maria Paulina Barbosa

112


EIXO
Ações de Extensão

Literar com a(s) Infância(s): tempo de ler

Soraya Vieira Santos
Sheila Daniela Medeiros dos Santos
Hugo Vinícius Ferreira Silva
Rachel Benta Messias Bastos

113

O Estudo Sobre a Ação Formativa com Professores no Clube de Matemática

Cicero Rodrigues Barbosa
Daniela Cristina de Oliveira
Gabriela de Araújo Achegaua Salazar

47


EIXO
Monitoria, tutoria e PCC

PCC em Aplicação e Uma Proposta de Inserção: subsídios para leitura e análise crítica do conto em goiás em sala de aula

Júlio César Kohler Damasceno Baron
Rogério Max Canedo
Lucas Frazão Xavier

123


EIXO
Educação Básica

A Formação Continuada de Professores e a Construção de Identidades de Gênero em Sala de Aula da Educação Básica

Flávia Ferreira da Costa

124

O Fenômeno Migração e Sua Abordagem no Livro Didático de Geografia do Ensino Médio

Leandro Belo da Silva
Nicali Bleyer Ferreira dos Santos

129


EIXO
Estágio, didática e didáticas específicas

Tendências da Pesquisa Sobre Didática Da Biologia: caracterização de dissertações defendidas entre 2017 e 2021

Guilherme Limirio de Barros
Leandro Jorge Coelho

138

Mosaique: a combinação da arte com a matemática

Caio Nascimento Rocha
Karly Barbosa Alvarenga

139


EIXO
Experiências de estágio no CEPAE

A Importância do Estágio Supervisionado para a Formação de Professores

Brenda Isaias Vieira Silva
Claiton Francisco Garcia Junior
Ryan Marques Rezende
Cleirianne Rodrigues de Abreu Lopes
Patrícia Spinassé Borges

140

A Pesquisa no Estágio Curricular: possibilidades e limitações na formação do professor intelectual crítico

Diego Dias Duarte
Célia Helena Gonçalves Calderaro
Lavínia dos Santos Sabino
Maria Gabriella Oster
Patrícia Spinassé Borges

141

Estágio Curricular: a observação do ambiente escolar como ação integradora da práxis reflexiva

Geovana Gomes
Ana Lígia Alves de Almeida
Isabella Barreto de Souza
Ana Maria da Conceição Silva
Mikaelly Ferraz de Oliveira

142

Estágio II no CEPAE: universo e terra

Flávia de Paiva Breseghello
Lígia de Castro Rezende
Rafaela Antunes Vilela
Tiago Bauer Schaitl
Patrícia Spinassé Borges

143

Experiências do Estágio: a relação entre teoria e prática na formação inicial de professores de ciências

Eduardo Carvalho Luzin de Sousa
Amanda Silva Alves
Maria Eduarda Alves Silva
Francesca Guaracyaba Garcia Chapadense
Mikaelly Ferraz de Oliveira

144

Investigando a Matéria e a Energia

Eduarda Cristina Silva Polonski
Kenia Maria Bernardes Ferreira
Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha
Vanessa Gabassa

145

O Estágio Curricular Obrigatório na Licenciatura em Ciências Biológicas: relações entre espaços formais e não formais para o ensino de ciências

Rafael Passos Spencer
Mônica Ellen Regis de Oliveira
Waldir Bittencourt Cruz Neto
Ana Maria da Conceição Silva
Mikaelly Ferraz de Oliveira

146

O Rap Brasileiro e o Rap Francês Sob uma Perspectiva Intercultural: proposta de sequência didática para o estágio de francês no CEPAE

Gabriella Fraga Pinto

143

O Rap como Recurso Didático no Ensino de História

Thaís Vanessa de Almeida Botêlho

148

Processos do Planejamento do Ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Adriano Ramos Sousa de Oliveira
Vitória Barbosa dos Santos
Ana Maria da Conceição Silva
Cleirianne Rodrigues de Abreu
Mikaelly Ferraz de Oliveira

149

Residência Pedagógica no CEPAE: a literatura como espaço de interlocução

Claudney Maria de Oliveira e Silva
Flávia Motta de Paula Galvão
Louise Calaça Gonçalves
Miriam Procópio Morais
Thaís Nunes da Silveira Basilino

150


EIXO
Políticas Educacionais

Prova Brasil: implicações na proposta das escolas em período de tempo integral

Mauro Antonio da Silva Pinheiro

160


EIXO
Ensino Superior

A Formação de Professores de Química no Estado De Goiás e as Questões Ambientais Relacionadas à Radioatividade

Ivanilde Duarte Alves
Luclécia Dias Nunes

167

O Estado do Conhecimento sobre os Aspectos Históricos da Formação de Professores de Biologia no Brasil (1993-2022)

Felipe Souto Araújo
Rones de Deus Paranhos

170