O Desenvolvimento da Agropecuária, do Extrativismo e do Agronegócio e seus Impactos no Bioma Cerrado: uma experiência no PIBID Geografia
69Resumo: O presente trabalho reflete o conhecimento com os escolares sobre o conteúdo geográfico, o desenvolvimento da agropecuária, do extrativismo, do agronegócio e seus impactos no bioma Cerrado. As atividades ocorreram no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Geografia, da Universidade Federal de Goiás. A Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida (escola campo), em Goiânia, recebeu os Pibidianos, em turmas de 6° anos do Ensino Fundamental, que desenvolveram as atividades de planejamento e de elaboração de atividades juntamente com o professor supervisor. No planejamento, definiu-se o conteúdo de trabalho a partir do Documento Curricular para Goiás (DCGO). As modificações das paisagens por diferentes grupos sociais, o qual o conteúdo foi selecionado, aconteceu mediante ao desenvolvimento de propostas metodológicas pautadas em oficinas didáticas, com ênfase na construção de maquetes representativas de temas pertinentes ao Bioma Cerrado. Nessa perspectiva formativa do conhecimento, foram necessários alguns procedimentos metodológicos, estratégias específicas, por exemplo: construção de maquete, trabalho de campo, seminário, pesquisa e elaboração de texto de apoio para os estudantes; discussão dos conteúdos em sala de aula; levantamento de materiais e desenvolvimento de uma oficina para a construção de Maquetes pelos estudantes; construção de cenários virtuais por meio do jogo Minecraft utilizando o LabMaker da escola campo. Na etapa de elaboração do texto de apoio os Pibidianos realizaram uma pesquisa em diversas fontes bibliográficas sobre as questões do desenvolvimento do agronegócio, do extrativismo e os impactos ao meio ambiente. As pesquisas levantadas revelaram que o estado de Goiás é um dos principais territórios mineradores no Brasil. Por isso, a mega mineração e o modelo mineral territorializados nesse estado requerem interpretações críticas elaboradas pela pesquisa geográfica. Evidenciou-se que a atividade extrativista mineral é indissociável da formação econômica de Goiás e em quatro diferentes fases contribuiu para integrar o Cerrado às escalas da produção e do consumo capitalistas nacionais e internacionais. A pesquisa realizada também evidenciou que, em Goiás, o agronegócio destaca-se no cenário nacional, sendo um importante gerador de divisas para o estado, com destaque para as exportações,principalmente de soja e carne. Diante deste cenário, o bioma cerrado, um dos maiores em biodiversidades do mundo, vem sofrendo graves consequências ambientais, e essas informações foram materializadas no texto de apoio. Na etapa seguinte, buscou-se representar, por meio da construção das maquetes, a relação entre o agronegócio e a superexploração do ambiente, destacando o desmatamento, a perda da biodiversidade, a degradação do solo, o esgotamento dos mananciais, a contaminação do ar, da água e do solo, a geração de resíduos no processo de transformação das paisagens do cerrado e os maus tratos aos animais. Nas etapas posteriores, os estudantes construíram cenários de transformação das paisagens naturais pelo uso e ocupação do solo, projetando na maquete, e posteriormente construíram os mesmos cenários de forma virtual por meio do jogo Minecraft, de forma a potencializar a compreensão do conteúdo na perspectiva geográfica. As representações cartográficas construídas e os relatos apresentados pelos estudantes revelaram uma compreensão dos conteúdos geográficos que foram desenvolvidos, no qual os estudantes também sentiram-se participantes e atuantes no combate aos impactos sociais, econômicos e físico-naturais no ambiente do Cerrado Goiano.
Palavras-chave: Cerrado. Agronegócio. Maquete. Minecraft.
Notas
1.Graduando de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.
2.Graduando de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.
3.Professor da rede estadual de Goiás e da rede municipal de ensino de Goiânia. Doutor em Geografia – UFG
4.Professora Associada da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil (2010).