Júlia Mota

Gisele Toassa

Eduardo Moura da Costa

EIXO
Programas e Projetos para formação de professores

O Drama em Vigotski e sua Compreensão na Educação: uma pesquisa bibliográfica

70

Resumo: O drama é uma noção vigotskiana oriunda do teatro e concernente à dinâmica conflituosa e dialética que permeia o desenvolvimento humano. Esta pesquisa bibliográfica, produto do Programa Bolsas de Licenciatura (PROLICEN), teve como objetivo explorar o significado de drama para Vigotski, buscando sua relação com a educação. Foram utilizados textos que abordam a questão do drama, de Vigotski e comentadores. A relação da educação com a noção do drama e sentimentos foi feita através de Ferrarese (2023), e Nüssle (2021). A pesquisa revelou heterogeneidade na significação da noção de drama, sendo entendido no modo genérico de teatro ou como conflito psíquico interno. Na educação, o que se verifica é o uso do drama como conflito ou como dificuldades. Conclui-se que o drama representa um tema de estudo que pode receber ainda diversas contribuições, cuja relevância se expressa na dialética das relações sociais e todos os temas relacionados a elas.

Palavras-chave: Drama. Vigotski. Educação.