O Empreendedorismo no Contexto da Reforma do Ensino Médio Brasileiro
71Resumo: O presente trabalho, resultado de iniciação científica vinculada ao Prolicen, tem como objetivo demonstrar como se inserem os discursos relacionados ao empreendedorismo no contexto da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, promovendo uma contextualização desses discursos em uma conjuntura mais ampla de reformas neoliberais no país e de intensificação da racionalidade neoliberal. Para tanto, utilizou-se da Análise de Discurso, tendo como objetos dessa análise a Lei nº 13.415/2017, a BNCC, o Guia de Implementação do Novo Ensino Médio, as plenárias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal destinadas à votação da Lei nº 13.415, notas partidárias sobre a aprovação da referida lei e editoriais da Folha de São Paulo sobre o tema. A partir das análises, verificou-se que há, em todos esses documentos selecionados, uma forte presença da formação discursiva do empreendedorismo, associada à racionalidade neoliberal. Isso se torna evidente no que diz respeito à defesa da flexibilização, do protagonismo juvenil, do desenvolvimento de competências alinhadas a um projeto de vida e do estímulo aos sonhos – desde que sejam sonhos previamente formatados pelo capital. Esses discursos promovem uma responsabilização total do indivíduo pelo seu futuro e sua empregabilidade, individualizando problemas sociais, ao passo em que negam perspectivas de futuro emancipatórias e promovem uma visão do presente que ignora as contradições e tende a reproduzir o conservadorismo.
Palavras-chave: Educação; Empreendedorismo; Neoliberalismo.