O Ensino a Genética à Luz da Pedagogia Histórico-crítica: um relato de experiência
72Resumo: Este relato visa destacar as principais experiências pedagógicas vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Ciências Biológicas (PIBID-Bio) da Universidade Federal de Goiás (UFG). As atividades transcorreram na universidade e no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Waldemar Mundim em Goiânia - GO, abrangendo turmas do segundo e terceiro ano do ensino médio. Na UFG, a participação envolveu reuniões semanais entre os estudantes bolsistas e voluntários, professoras orientadoras e professores supervisores para discussões teóricas e realização de uma pesquisa bibliográfica abrangendo a história da genética e do conceito de herança biológica. No Colégio foi realizado o acompanhamento de aulas e assistência à professora supervisora. Considerando as discussões teóricas e a vivência na escola foi produzido um material paradidático destinado ao ensino de genética na escola. Os estudos foram embasados nos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani, uma abordagem que enfatiza a compreensão crítica da realidade e a contextualização histórica do conhecimento. Ao adotar essa perspectiva, buscamos não apenas transmitir informações, mas também promover uma análise reflexiva e contextualizada dos conteúdos, proporcionando aos estudantes uma visão mais ampla e profunda do tema. O PIBID-Bio tem se revelado uma oportunidade valiosa para os graduandos, proporcionando uma experiência significativa com alunos da rede pública ao acompanharmos a supervisora e contribuindo para uma formação sólida na área da docência.
Palavras-chave: História da Biologia. Genética. Pedagogia-Histórico Crítica.
Notas
1.Estudante de graduação, Lic. Ciências Biológicas, ICB/UFG.
2.Estudante de graduação, Lic. Ciências Biológicas, ICB/UFG.
3.Estudante de graduação, Lic. Ciências Biológicas, ICB/UFG.
4.Mestre em Educação em Ciências/ CPMG Waldemar Mundim.
5.Doutora em Ciências, ICB/ UFG.