A Vegetação do Cerrado nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Médio
22Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de buscar entender como o conteúdo sobre a vegetação do Cerrado é tratado nos livros didáticos do chamado Novo Ensino Médio. Tendo em vista a importância que o livro didático pode ter como um instrumento que venha auxiliar às aulas e, em alguns casos, sendo a única ferramenta disponível ao professor e ao aluno, optou-se por analisar os manuais didáticos na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, na qual a Geografia está inserida. O trabalho tem caráter descritivo e a pesquisa se baseia na análise documental da legislação vigente, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, e dos livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2021), por meio da busca de palavras-chave (Cerrado, savana, bioma, Domínio Morfoclimático) diretamente nas publicações em formato digital. Os resultados indicaram que a palavra Cerrado está citada apenas uma vez, em apenas 1 dos 16 livros aprovados, sendo uma abordagem que foi feita em um texto complementar, com foco na questão do desmatamento dos biomas. A respeito dos outros termos procurados, eles são encontrados em apenas 8 dos 16 livros analisados, o que representa a ausência de conteúdos geográficos nos livros de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Isso indica uma superficialidade no tratamento de conteúdos geográficos que envolvam Cerrado nos livros da área de conhecimento em que a Geografia está inserida, após adoção da BNCC do Ensino Médio, que é o documento norteador da construção dos livros didáticos.
Palavras-chave:Cerrado. Livros didáticos. Geografia
1. Introdução
No Brasil, pesquisas relacionadas aos livros didáticos são de suma importância, uma vez que os livros didáticos desempenham um papel importante na sala de aula, pois muitas vezes são o principal material pedagógico que conecta o estudante com o conhecimento científico. Sendo assim, os conteúdos que compõe os manuais didáticos devem conectar a realidade do aluno com o conhecimento científico, buscando superar a lacuna que há entre a realidade do aluno e o conhecimento científico. Conforme Apple (1997 apud Liotti e Campos. 2021), o livro didático é um dos instrumentos de legitimação do conhecimento científico. Além disso, os livros didáticos, em muito dos casos, é a única ferramenta didática que os educadores disponibilizam, tendo este instrumento como direcionador do currículo das disciplinas escolares.
Diante deste cenário, por exercer enorme influência no ensino-aprendizagem dos estudantes e dos professores, os conteúdos dos Manuais Didáticos devem ser analisados criteriosamente buscando sempre superar os desafios que são apresentados no ensino básico. Principalmente na disciplina de Geografia, que apresentam enorme influência no cotidiano do estudante.
Pensando nisso, há pesquisas acerca da forma com que o Cerrado é retratado nos livros didáticos brasileiros, a exemplo de Bezerril (2003), que analisa temática semelhante, mas realizada nos livros de Geografia e Ciências do ensino fundamental (sendo da 5ª à 8ª série). O autor observa que os livros abordavam o cerrado de maneira superficial e até mesmo equivocada, reforçando estereótipos reproduzidos entre a população. Já Costa et al. (2010), que também analisaram o ensino fundamental, mas observando os fenômenos que estão presentes na temática que envolve o bioma, constataram como rasa a abordagem nos temas de conservação e biodiversidade, além de ignorar, em alguns casos, o Cerrado fora da porção central do Brasil.
Pesquisas acerca da forma com que conceitos ou temas são abordados em livros didáticos não são necessariamente uma novidade. Contudo, não foram encontrados trabalhos que já tivessem realizado a avaliação do conteúdo sobre Cerrado nos materiais didáticos elaborados para o Novo Ensino Médio. Este, portanto, foi o escopo escolhido para a presente pesquisa.
233. Metodologia
O presente trabalho tem caráter descritivo e a pesquisa se baseia na análise documental da legislação vigente, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, e dos livros aprovados do ensino médio pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2021).
A ideia inicial deste trabalho era analisar como o Cerrado é abordado nos Manuais Didáticos de Geografia mais recentes, aprovados pela PNLD. Porém, com o novo ensino médio, houve a integração das matérias História, Geografia, Sociologia e Filosofia na disciplina Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, o que supostamente tenderia a reduzir conteúdos específicos de cada disciplina nos manuais didáticos. A estratégia que utilizamos foi buscar palavras-chaves que pudessem conectar com os assuntos sobre o Cerrado. Sendo assim, as palavras-chaves utilizadas foram: Cerrado, savana, bioma e domínio morfoclimático.
Foi realizada a busca nos livros que puderam ser consultados sem restrições pelos pesquisadores. Em função disso, alguns livros, embora aprovados no PNLD 202, ficaram de fora da pesquisa por conta da dificuldade de acessá-los, tendo em vista a indisponibilidade em ambiente virtual por parte das editoras que os publicam.
4. Resultados e Discussão
Neste item devem ser apresentados e discutidos os resultados mensuráveis e qualitativos da pesquisa/estudo. Poderão ser inseridas tabelas, figuras e gráficos, em conformidade com as normas vigentes da ABNT. As grandezas deverão ser expressas no Sistema Internacional (SI), e a terminologia científica (incluindo a nomenclatura e os símbolos gregos) deverá seguir as convenções internacionais de cada área em questão.
Quadro 1 – Livros didáticos consultados e resultados da pesquisa por palavras-chave
Livro | Editora | Palavra-chave | |||
---|---|---|---|---|---|
Cerrado | Savana | Bioma | Domínio | ||
Integramundo: projetos integradores ciências humanas | Tulipa Editora Eireli | X | X | ||
+ Ação na Escola e na Comunidade – projetos integradores – ciências humanas e sociais aplicadas | Editora FTD S A | X | |||
Caminhar e Construir - projetos integradores - ciências humanas e sociais aplicadas | Saraiva Educacao S.A. | X | |||
Jovem Protagonista Projetos Integradores Ciências Humanas E Sociais Aplicadas | Edições SM Ltda | ||||
Ser protagonista: projetos integradores ciências humanas e sociais aplicadas | Edições SM Ltda | ||||
Pesquisar, discutir & aprender - projetos integradores - ciências humanas e sociais aplicadas | Editora AJS Ltda. | ||||
Novo ensino médio - projetos integradores - ciências humanas e sociais aplicadas | Editora Scipione S.A. | X | |||
Vamos juntos, profe! - projetos integradores - ciências humanas e sociais aplicadas | Saraiva Educação S.A. | ||||
Conhecer e transformar: projetos integradores | Editora do Brasil Sa | ||||
Integração e protagonismo | Editora do Brasil Sa | X | |||
De olho no futuro - projetos integradores - ciências humanas e sociais aplicadas | Editora Ática S.A. | X | |||
Da escola para o mundo - projetos integradores - ciências humanas e sociais aplicadas | Editora Ática S.A. | ||||
Moderna em projetos: ciências humanas e sociais aplicadas | Editora Moderna Ltda | X | |||
Práticas na escola - ciências humanas e sociais aplicadas | Editora Moderna Ltda | ||||
Ver o mundo - projetos integradores – ciências humanas e sociais aplicadas | Editora FTD S A | X | |||
Caminhar e construir - projetos integradores - ciências humanas e sociais aplicadas | Saraiva Educação S.A. |
Ao longo do processo de busca através de palavras-chaves, observou-se aspectos preocupantes acerca da forma em que a abordagem do Cerrado nos livros estava sendo feita, como por exemplo os livros que não possuem nenhuma citação sobre Cerrado. A seguir haverá um quadro dos dezesseis livros que forma analisados a partir termos: Cerrado, Savana, Bioma e Domínio.
Devido a insuficiência de conteúdos sobre Cerrado na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, buscou-se estender a pesquisa ao analisar os documentos norteadores da Área de Ciências da Natureza, no qual constatou-se que nessa disciplina há uma abordagem mais aprofundada sobre o Cerrado. Durante o governo de Michel Temer, o projeto do Novo Ensino médio ganhou forças, a Lei nº 13.415/2017, flexibilizando a grade curricular. Com isso, a divisão por áreas de conhecimento ultrapassou o que já havia sido implementado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo aplicado a divisão não mais por disciplinas curriculares, mas por áreas de conhecimento, sendo elas: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que esta última abarca a Geografia.
24Segundo publicado pelo Ministério da Educação sobre a BNCC do Novo Ensino Médio, o modelo de organização por áreas facilita a organização na perspectiva interdisciplinar, além da elaboração e execução de projetos curriculares inovadores, o atendimento das diferentes demandas dos estudantes e ainda o desenvolvimento de competências e habilidades para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho, justificativa essa, que claramente tem o objetivo de encobrir as problemáticas trazidas na teoria, sendo através desse novo modelo de ensino neoliberal que possui o enfoque na manutenção da desigualdade, aderindo um viés de descontinuidade de formação acadêmica dos alunos, e na prática, sendo através dos erros, ausências e superficialidades sobre o Cerrado presentes nos livros de Ensino Médio.
Junior et al (2022), observa em seu artigo, que a Geografia como componente curricular foi diluída em uma área de conhecimento, o que tornou a disciplina sem identidade geográfica, agora tendo que atender questões mais complexas, já que seu objeto de estudo mesclou-se a outros saberes presentes na nova área de pertencimento da Geografia. Tal afirmação confirma a problemática da nova BNCC de unificar disciplinas em áreas de conhecimento, pois suaviza o conteúdo presente nas disciplinas individualmente justificando a interdisciplinaridade. Com base nisso, a seguir poderá ser observado a problemática na prática, através da análise da forma em que o Cerrado é retratado nos livros didáticos do Ensino Médio.
Como pode ser percebido através do Quadro 1, o livro 1: Integramundo, da Tulipa Editora Eireli, o assunto é abordado em um momento somente, com base num texto focado na questão do desmatamento dos biomas, que faz rápida referência ao Cerrado.
No segundo livro pesquisado, chamado "+ Ação na Escola e na Comunidade", da editora FTD S.A., a abordagem a respeito do Cerrado sequer foi encontrada – o que motivou a ampliação de termos a serem pesquisados, com a inclusão das palavras "savana", "bioma" e "domínio morfoclimático". Apesar disso, a busca resultou numa única referência ao termo "bioma", citado em um texto a respeito da distribuição da população e/ou a identidade de comunidade de povos (território).
O terceiro livro, chamado "Caminhar e Construir", da editora Saraiva Educação S.A., também não apresentou referências a respeito do Cerrado, mas aborda o termo bioma. Contudo, ele é usado exclusivamente para discutir sobre a Amazônia, deixando de lado qualquer discussão sobre os demais biomas.
Na sequência, o quarto livro analisado, "Jovem Protagonista", da editora "EDIÇÕES SM LTDA", não apresentou nenhuma citação acerca de Cerrado, savana, bioma ou domínio morfoclimático. E, por mais estranho que pareça, isso se repetiu em outros 7 livros: "Ser Protagonista" (Edições SM LTDA); "Pesquisar, Discutir & Aprender" (AJS LTDA); "Vamos Juntos, Profe!" (Saraiva Educação S.A); "Conhecer e Transformar" (Editora do Brasil S.A.); "Da escola para o mundo" (Ática S.A.); "Práticas na Escola" (Moderna LTDA); e "Caminhar e Construir" (Saraiva Educação S.A.).
No livro intitulado Novo Ensino Médio, da editora Scipione S.A., encontrou-se o termo bioma, mas aparecendo em um texto complementar, sem nenhum aprofundamento ou referência específica ao Cerrado ou qualquer dos outros biomas brasileiros.
No livro Integração e Protagonismo, da Editora do Brasil S.A., constou-se na análise que o termo bioma é citado apenas duas vezes, para se referir à participação juvenil nas discussões ambientais. Já no livro De olho no Futuro, da Editora Moderna LTDA, apareceu a primeira referência ao termo savana. Contudo, isso ocorre apenas uma vez, como exemplo de outros ecossistemas.
O livro Moderna em Projetos, da Editora Moderna LTDA, cita o termo apenas em um único texto de exercícios, porém, nada há relacionado ao tema. Já na obra intitulada Ver o mundo, da editora FTD S.A., a citação do termo bioma é utilizada como uma indicação, uma chamada para que o professor comente sobre os impactos ambientais e o equilíbrio entre os biomas.
Com base nos dados obtidos através de tais observações, podemos constatar a gravidade do problema, com o esvaziamento de conteúdos nos livros da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que deveriam estar presentes em abundância nesses manuais.
255. Considerações Finais
Através de tais resultados obtidos ao longo desta pesquisa, buscou-se entender como a vegetação Cerrado estava situada nos livros didáticos do Ensino Médio. Surpreendentemente, os resultados obtidos são ainda mais preocupantes do que aqueles que se poderia esperar, a exemplo de abordagens superficiais ou ainda a presença de erros conceituais ou explicações insatisfatórias.
A problemática encontrada na ausência de menções é espantosa, pois os livros são um instrumento de auxílio, sendo mais uma opção de recurso didático, especialmente quando se trata de uma temática tão importante como é o caso do Cerrado. A gravidade de tais resultados é expressa pelo fato de que, entre os 16 livros analisados, 8 não possuírem nenhuma abordagem acerca das palavras-chave buscadas, ou seja, metade dos livros não possui sequer citações a respeito de tais termos. E que a menção à palavra Cerrado é feita apenas em 1 dos 16 livros.
Com base nisso, conclui-se que os livros didáticos estão muito piores em relação aos anteriores, que ao menos possuíam uma amplitude de citações e explicações acerca dos termos buscados. Tal fator expressa a superficialidade a respeito de conteúdos geográficos que envolvam Cerrado nos livros da área de conhecimento que a Geografia passa a pertencer após a reforma da BNCC, a Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
6. Referências
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Notas
1.Graduando, Geografia Licenciatura, UFG.
2.Graduando, Geografia Licenciatura, UFG.
3.Docente, IESA UFG.