Agrotóxico e Meio Ambiente: uma experiência no PROLICEN
27Resumo: O Ensino Fundamental é uma importante etapa de aprendizagem de conteúdos básicos na transposição de conhecimento científico e, para isso, é necessário a elaboração de materiais didáticos pedagógicos que contextualizam e relacionem o aprendizado com as vivências do aluno, abordando às pesquisas científicas sobre o uso de agrotóxicos e seus potenciais impactos sociais, econômicos, ambientais e políticos para a saúde ambiental e humana. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico no periódico Capes, sobre os impactos ambientais causados nas águas pelos agrotóxicos, publicados nos últimos 10 anos. Após a leitura e seleção dos artigos foi realizada a elaboração do material didático para abordagem dos conceitos norteadores sobre o uso de agrotóxicos na agricultura e a contaminação hídrica brasileira. O material didático foi desenvolvido com três turmas do 8º ano, no Colégio Estadual Mauro Borges Teixeira, em Nerópolis-GO, utilizando os três momentos pedagógicos de Freire (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento). O Prolicen é um programa muito importante para a formação acadêmica do estudante de licenciatura, pois proporciona a obtenção de experiências e desenvolvimento de habilidades para o futuro professor. A atuação nas turmas do oitavo ano possibilitou a reflexão sobre os desafios frente a problematização dos alunos sobre a utilização de agrotóxicos e os apontamentos de seus impactos diretos em sua saúde e no ambiente em que vivem. Contudo, os alunos apresentaram um grande interesse sobre a temática apresentada em sala de aula, com participação efetiva nas rodas de conversas, nas aulas expositivas e dialogadas e na resolução do material didático.
Palavras-chave:Contaminação. Educação. Reflexão.
Notas
1.Graduando, Geografia Licenciatura, UFG.
2.Graduando, Geografia Licenciatura, UFG.
3.Docente, IESA UFG.