Aprendizagens e Reflexões sobre a Docência em Educação Física no Programa de Residência Pedagógica
28Resumo: Em janeiro de 2017 é aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Residência Pedagógica (PRP), cujo objetivo visa contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da Educação Básica nos cursos de Licenciatura. Desta forma, busca fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de Licenciatura, atuando na construção da identidade profissional docente dos futuros professores, bem como na valorização da experiência dos professores da Educação Básica mediante a indução da pesquisa colaborativa e da produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas na escola. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva apresentar as primeiras manifestações dos processos de ensino e aprendizagem de três residentes do PRP do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). Além disso, promover reflexões sobre as aprendizagens obtidas no PRP ao final do curso de formação na área. Metodologicamente, este estudo se estrutura a partir da imersão dos/a licenciandos/a no cotidiano da escola para a compreensão da sua cultura própria e dos elementos da didática em Educação Física em toda a sua complexidade. Corresponde a um período de seis meses de observações sistemáticas; semi regências e regências de aulas no Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Cruzeiro do Sul, localizado no município de Aparecida de Goiânia-GO. Por meio das ações de planejamento, execução e avaliação das múltiplas atividades inerentes à ação docente, após a imersão no campo de atuação, percebemos como a entrada no CEPI consolidou a formação teórico-prática dos/a residentes, bem como a ampliação da valorização de programas para a preparação dos futuros desafios da Educação Física escolar, sobretudo, na organização dos seus conteúdos de ensino. Este período, em específico, tratou do ensino-aprendizagem das Lutas e das Danças populares e folclóricas no Ensino Médio. Refletimos que neste momento de formação e para a toda carreira profissional serão necessárias as ações de estudo contínuo e de planejamento em dos temas menos apropriados pelos professores, portanto, desafiadores para a prática de ensino. Para superar as lacunas, destacamos a presença crucial da professora-preceptora na orientação precisa do processo. Para além do trato no desenvolvimento dos conteúdos da área, compreendemos o cotidiano da escola vinculados às demandas advindas do governo estadual, notadamente, a grande quantidade de avaliações externas que, por vezes, geram descompassos na organização do trabalho docente. Em conclusão, o PRP tem se mostrado de suma importância frente ao final da formação docente, especialmente, como meio de ampliação dos muros da universidade, aproximando o Ensino Superior da Educação Básica na concretude das trocas de experiências e da consolidação de conhecimentos entre esses dois espaços.
Palavras-chave:Programa de Residência Pedagógica. Educação Física. Formação de Professores.
Notas
1.Discente, Faculdade de Educação Física e Dança/Universidade Federal de Goiás.
2.Discente, Faculdade de Educação Física e Dança/Universidade Federal de Goiás.
3.Discente, Faculdade de Educação Física e Dança/Universidade Federal de Goiás.
4.Professora-preceptora, Secretaria Estadual de Educação de Goiás.
5.Coordenadora de subprojeto, Faculdade de Educação Física e Dança/Universidade Federal de Goiás.