A Saúde nos Projetos Políticos Pedagógicos nos Cursos de Pedagogia das Universidades Públicas do Estado de Goiás
21Resumo: A partir das evidências sobre a abordagem fragilizada ou inexistente da Educação em Saúde nos Cursos de Pedagogia e frente a importância de abordar o tema saúde no ambiente escolar, é que se propôs pesquisar como este tema está organizado nos projetos pedagógicos dos Cursos de Pedagogia de Instituições Públicas do Estado de Goiás. O objetivo foi identificar e analisar quais os conteúdos abordados nas disciplinas dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de Pedagogia que estão relacionados com a temática saúde e como essas disciplinas se apresentam na discussão da temática. A trajetória metodológica foi baseada na análise documental, buscando investigar os PPCs e planos de ensino dos cursos de pedagogia de instituições públicas do Estado de Goiás, a fim de investigar a existência de disciplinas que traziam em sua ementa a discussão de saúde. Foi possível identificar 13 disciplinas que tiveram conteúdos relacionados à saúde, dessa maneira, constatou-se que o tema é pouco abordado. Os conteúdos nestas disciplinas estão orientados por quatro categorias temáticas centrais: Educação e Sexualidade; Pedagogia em espaços não-escolares; Educação e Saúde e Educação e Saúde na escola. Os resultados evidenciaram a precarização dos cursos de pedagogia acerca da discussão de saúde, e que o conteúdo mais trabalhado é educação e sexualidade como referência preventiva. Logo, pode-se concluir que os cursos de formação de pedagogia do estado de Goiás, abordam o tema saúde de forma bastante tímida, e que os conteúdos abordados seguem uma tendência preventivista. A pesquisa se conclui com resultados parciais quantitativos acerca da discussão dos conteúdos de saúde nos cursos de pedagogia, será realizada no futuro uma análise qualitativa dos dados.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Formação de Professores. Pedagogia
1. Introdução
A concepção de saúde é demarcada pela pluralidade e está atrelada a diferentes contextos, sendo eles, sociais, históricos e linguísticos. Dado isso, a concepção de saúde se abre para uma gama de possibilidades e não deve ser apenas direcionado para a singularidade do significado (BIRMAN, 1999).
De acordo com Sabroza (2014), é possível fragmentar o conceito de saúde-doença em diferentes concepções: assistencialista, preventivista e promoção da saúde. A assistencialista apresenta-se a partir da relação médico-paciente, presta assistência ao enfermo e trabalha em prol de melhorar a sua saúde por questões de doenças. A visão preventiva de saúde preocupa-se em prevenir a doença antes que os indivíduos fiquem de fato doentes através de ações de prevenção, como vacinas, uso de preservativos, vigilância nutricional e entre outros. Por sua vez, na de promoção de saúde, o foco está na qualidade de vida do indivíduo. Visa integrar diferentes setores da vida do indivíduo em prol de melhorar a sua saúde, entre habitação, emprego, cultura, desenvolvimento social e educação (SABROZA, 2014).
Logo, a partir da importância da discussão de saúde em suas diferentes dimensões, sobretudo nas escolas, se propôs a pesquisar como se dá o movimento de abordagem dos conteúdos nos cursos de formação de profissionais pedagogos em instituições públicas no estado de Goiás.
A fim de investigar como a temática saúde é desenvolvida nos cursos de pedagogia, foi realizado a presente pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo que busca analisar como a educação em saúde vem sendo trabalhada nos cursos de pedagogia.
O objetivo geral foi analisar a inclusão dos conteúdos de educação em saúde nos documentos de cursos de Pedagogia das Universidades Públicas do Estado de Goiás e os objetivos específicos foram realizar levantamento sobre as disciplinas relacionadas à educação em saúde nos PPCs e identificar os principais conteúdos e referenciais direcionados ao tema.
222. Metodologia
A princípio foram levantadas as instituições públicas existentes no Estado de Goiás e destas foram identificados 23 que possuíam o curso de pedagogia. O próximo passo foi acessar os PPCs destes cursos por meio dos sites dessas instituições. Na sequência, considerando os PPCs em estudo, passamos para a identificação das ementas das disciplinas que tinham conteúdos relacionados ao processo saúde/doença. Nesta etapa foram selecionadas 25 disciplinas. A partir da leitura de suas ementas e bibliografias, os resultados foram reduzidos para 13 disciplinas em 12 Instituições. Foram a princípio selecionadas as disciplinas que apresentavam em suas ementas e bibliografia palavras que tinham proximidade com a palavra saúde, como, educação e saúde, sexualidade, educação hospitalar, higiene e doenças.
Das 13 disciplinas selecionadas, foi feito um fichamento identificando as instituições, a carga horária e a natureza da disciplina (QUADRO 1).
2.1 Disciplinas Identificadas
Quadro 1 - Disciplinas identificadas
| Instituição | Disciplina | C.H | Natureza |
|---|---|---|---|
| IFG-Goiânia Oeste | Promoção da saúde em educação | 27h | OPTATIVA |
| UEG-Campos belos | Fundamentos de Puericultura | 60h | OPTATIVA |
| UEG-Goianésia | Psicologia e Sexualidade | 60h | OBRIGATÓRIA |
| UEG-Goianésia | Pedagogia Hospitalar | 60h | NÚCLEO LIVRE |
| UEG-Jaraguá | Educação e saúde | 60h | NÚCLEO LIVRE |
| UEG-Pires do Rio | Sexualidade e Educação | 30h | NÚCLEO LIVRE |
| UEG-Quirinópolis | Educação e Sexualidade | 60h | NÚCLEO LIVRE |
| UEG-São Miguel do Araguaia | Pedagogia em espaços não escolares | 60h | OBRIGATÓRIA |
| UEG-Silvânia | Pedagogia em espaços não escolares | 60h | OBRIGATÓRIA |
| UEG-Uruaçu | Pedagogia em espaços não escolares | 60h | OBRIGATÓRIA |
| UFJ | Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais I | 64h | OBRIGATÓRIA |
| IFG GOIANO-Morrinhos | Fundamentos e Metodologia no ensino de ciências naturais II | 64h | OBRIGATÓRIA |
| IFG GOIANO-Morrinhos | Educação, Saúde e Sexualidade | 44h | OPTATIVA |
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Dentre as disciplinas selecionadas, há 6 disciplinas obrigatórias, 3 disciplinas optativas e 4 de núcleo livre. Essas disciplinas foram distribuídas dentro de categorias temáticas. Foram identificadas as seguintes categorias temáticas: (1) Educação e Sexualidade, (2) Pedagogia em espaços não-escolares, (3) Educação e Saúde e (4) Educação e Saúde na escola.
1.Educação e Sexualidade
Foram identificadas 5 disciplinas que se encaixam na temática educação e sexualidade, sendo 2 optativas, 2 núcleos livres e 1 obrigatória. As disciplinas apresentavam em comum a discussão dos conteúdos de educação sexual e prevenção de doenças sexuais (DSTs), ou seja, apoiado em uma lógica preventivista. A disciplina obrigatória apresenta em sua ementa a discussão da doença sexual e sua relação psíquica e inclui a abordagem do educador com este tema. Em uma das disciplinas optativas foi identificado a discussão da ampliação do conhecimento sobre sexualidade e conteúdos preventivista no âmbito de cuidado com o corpo e a outra disciplina, no entanto partia para um olhar histórico e político que implicam sobre o trabalho do educador acerca do tema. As disciplinas de núcleo livre, ambas discutem sobre a sexualidade infantil e a formação do professor frente a essas questões. No entanto, uma dessas disciplinas de núcleo livre não é trabalhada no curso, pois apesar da ementa apresentar a disciplina em sua matriz, a coordenação informou que a disciplina não é ofertada na universidade.
2.Pedagogia em espaços não-escolares
Foram identificadas 4 disciplinas que se encaixam na temática pedagogia em espaços não-escolares, sendo 3 obrigatórias e 1 núcleo livre. Todas as disciplinas apresentam em suas ementas um foco na pedagogia hospitalar, de maneira que não discutem a concepção de saúde em si, mas envolve a questão da reintegração do indivíduo em situação hospitalar na escola.
233.Educação e Saúde
Na categoria educação e saúde foram identificadas duas disciplinas sendo 1 de núcleo livre e 1 optativa. Umas das disciplinas identificadas, se chama “Fundamentos de Puericultura” e discute sobre a atenção à saúde da criança, cuidados e higiene pessoal no período neonatal e na infância, vacinação, imunização e nutrição, possui uma lógica mais preventivista e higienista. É uma disciplina que nunca foi ofertada pela instituição. A outra disciplina se chama Educação e Saúde, propõe uma discussão do profissional como educador em saúde e como participante de planejamento de programas de educação em saúde. O pedagogo, nesse sentido, passa a desempenhar um papel efetivo na atenção à saúde da criança, através desse cruzamento entre os serviços realizados pelo médico com os profissionais que atuam nas creches e escolas.
4.Educação e Saúde na escola
Foram categorizadas 2 disciplinas, as duas são obrigatórias e abordam as contribuições do ensino de ciências para educação e saúde. Umas das disciplinas se empenha nas questões da sexualidade, drogas e inclusão, noções biológicas sobre Sistema reprodutor, Métodos contraceptivos e DST 's. Já a outra disciplina apresenta sobre a formação do profissional pedagogo a partir dos 4 eixos temáticos, sendo eles, Meio Ambiente, Ser humano e Saúde, Terra e Universo, um foco no ensino de ciências.
4. Considerações Finais
A análise dos 23 Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Pedagogia evidenciou uma formação insuficiente em saúde: 13 disciplinas foram identificadas, sendo que destas 6 eram obrigatórias, 3 optativas e 4 núcleos livres. As disciplinas encontradas se aproximam de temáticas que são fortemente relacionadas ao movimento preventivista. À vista disso, os conteúdos de educação e saúde que promovem uma discussão política, social e econômica se encontram defasados na formação de profissionais pedagogos. Nesse sentido, se faz necessário a formação de profissionais educadores críticos, com uma base formadora para que se possa compreender a saúde além de um olhar preventivista e que capacite-os a ensinar saúde a partir de uma visão crítica sobre a complexidade que se faz presente nos processos de saúde-doença.
5. Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BIRMAN. J. Os sentidos da saú
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais. Pedagogia. 2005.
JÚNIOR, Eduardo Brandão Lima. et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.20, n.44, p.36-51/2021. Disponível em: file:///C:/Users/vitor/Downloads/2356-Texto%20do%20Artigo-8504-1-10-20210407%20(1).pdf. Acesso em: 2 de fev. de 2023.
O QUE É SAÚDE? Saúde na adolescência. Cecierj, [s.d.]. Disponível em:
PIMENTA, S. G.; PINTO, U.A.; SEVERO, J. L. R. L. Panorama da pedagogia no Brasil: Ciência, Curso e Profissão. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tXrLcgJxZPSV4n47WPzgpxq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 de jul. de 2023.
SABROZA, PAULO CHAGASTELLES. Concepções sobre Saúde e Doença. Curso de Qualificação de gestores do SUS. ENSP- Fiocruz, 2004. Disponível: SABROZA, PAULO CHAGASTELLES. Concepções sobre Saúde e Doença. Curso de Qualificação de gestores do SUS. ENSP- Fiocruz, 2004. Disponível: http://www.abrasco.org.br/UserFiles/File/13%20CNS/SABROZA%20P%20ConcepcoesSaudeDoenca.pdf. Acesso em: 14 de jul. de 2023.
SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. Ed. 9. Campinas: Autores Associados, 2005. Campinas : Autores Associados, 2005.
Notas
1.Graduanda no Instituto de Ciências Biológicas/UFG.
2.Docente no Instituto de Ciências Biológicas/UFG.
3.Docente no Instituto de Ciências Biológicas/UFG.