Vitória Santos Marinho

Miriam do Rocio Guadagnini
miriamguadagnini@ufg.br

Elisabeth Cristina de Faria

EIXO
Programas e Projetos para formação de professores

Uma Experiência de Regência: futura professora ensinando frações

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Resumo: No âmbito do programa de Residência Pedagógica em Matemática, acompanhei a turma do 5º ano em uma Escola Campo, sob a supervisão da professora da turma. O propósito do programa é estabelecer uma ponte entre os estudantes prestes a concluir a graduação em Licenciatura em Matemática e as práticas docentes no ambiente escolar. Minha responsabilidade abrange diversas atividades, como observação de aulas, participação em reuniões e a regência de um conteúdo previsto pelo plano de trabalho da professora supervisora. O conteúdo em que se concentrou as minhas atividades de regência foi conceitos relativos ao ensino de frações, tais como: representação numérica e geométrica, leitura, interpretação, operações e resolução de problemas. Contudo, inspirada pela complexidade do tema, decidi explorar a introdução de jogos pedagógicos como estratégia para tornar o aprendizado mais eficaz e atrativo. Citando Antunes e Kishimoto, destaco a capacidade dos jogos de envolver os alunos em atividades multidisciplinares, permitindo-lhes explorar temas transversais de maneira significativa. A pergunta orientadora do projeto tornou-se: "Como é a relação de interação dos alunos diante dos jogos lúdicos matemáticos?". Desse modo, foi realizada a aplicação de dois jogos pedagógicos em momentos distintos, intercalando com a apresentação do conteúdo, primeiro realizamos a aplicação do “Dominó de fração”, que buscou significar as representações numéricas e geométricas e como forma de finalizar o conteúdo trabalhamos com o “1 Inteiro” que é um jogo de cartas, elaborado e executado por mim, que seguiu a mesma dinâmica do jogo popular “Uno”, porém reforçou os conceitos de representação, visualização, escrita, equivalência e operações com frações. A receptividade dos estudantes foi positiva, mas enfrentamos desafios, principalmente na compreensão da tabuada por cerca de um terço da turma, prejudicando a assimilação das noções de simplificação e equivalência de frações. Com relação a minha experiência na Residência Pedagógica descrevo-a como construtiva e muito importante para a minha formação. Pois, ao participar do programa pude verificar a importância da linguagem e metodologia do professor para alcançar a atenção e posteriormente aprendizagem matemática por parte dos alunos.

Palavras-chave: Fração, Regência, Residência Pedagógica, anos iniciais.

Notas

1. Doutora, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Estatística, Cepae

2. Doutora, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Estatística, Cepae

3. Doutora, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Estatística.