Thaís V. P. Silva
vieiravieira@discente.ufg.br

Ana L. Azevedo
lucia.quimica@discente.ufg.br

Luclécia D. Nunes
luclecia_dias_nunes@ufg.br

Nyuara A. S. Mesquita
nyuara@ufg.br

EIXO
Programas e Projetos para formação de professores

Uma Breve Experiência da Atividade Lúdica Associada ao Ensino de Química: jogos com foco ambiental como tática de intervenção no programa de residência pedagógica

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Resumo: A preocupação com a formação de professores e as políticas educacionais, tem sido discutida cada vez mais e por esse motivo, durante o curso de licenciatura é importante todo tipo de experiência e aprendizado para que o discente obtenha sua própria identidade docente. Nesse contexto, programas como a residência pedagógica (RP) são de grande valia para o processo formativo. Seguindo a proposta do programa que está sendo desenvolvido no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Goiás, com mediação do departamento de Química e do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação- CEPAE, uma das atividades realizadas pelas bolsistas foi uma oficina de jogos na 12ª Edição do LUDENS: Jogos e Brincadeiras na Matemática, intitulada “Jogos no Ensino de Química”, onde foi desenvolvido um bingo sobre a tabela periódica. Para isso, cada aluno recebeu uma cartela contendo 12 quadrados, com figuras que estavam relacionadas às propriedades ou aplicação de elementos da tabela periódica, cada uma com informações sobre o número atômico, a massa atômica e um espaço para que os alunos escrevessem de qual elemento se tratava, relacionando o elemento ao tipo de resíduo que materiais feitos com aquele elemento podiam gerar, ou seja, qual seria o tipo de descarte. Como material de apoio, estavam expostos cartazes que continham informações sobre a classificação dos diferentes tipos de resíduos, para que os alunos, com a identificação do elemento, decidissem em qual tipo de descarte aquele elemento se encaixava, aproximando assim, o conteúdo científico, ao cotidiano do aluno. Antes da aplicação do bingo, houve uma dinâmica sobre lixo, resíduos e seus descartes, onde os alunos interagiram esclarecendo dúvidas e curiosidades, o que enriqueceu bastante o debate sobre o assunto. O bingo foi realizado em rodadas, onde eram sorteados números, que variam entre 1 a 118, de acordo com a quantidade de elementos da tabela periódica. À medida que os números eram sorteados, os alunos reforçaram seus conhecimentos sobre os elementos e seus descartes, e quando se completava a cartela, os alunos gritavam o famoso ‘’bingo’’. Quem completasse a cartela de forma correta era premiado com um brinde preparado pelas bolsistas. O engajamento dos alunos na realização da atividade foi um sucesso, estavam focados em descobrir qual era o elemento e em qual tipo de descarte ele se encaixava durante toda a oficina. A partir dos resultados obtidos, ficou evidente que a utilização de jogos representa uma abordagem lúdica e altamente benéfica para o ensino de temas relacionados à química. Torna-se imperativo incluir a criação de atividades desse tipo na prática docente, com a ressalva de que esses recursos devem ser vistos como complementos ao ensino, não como substitutos.

Palavras-chave: Ensino de química. Residência pedagógica. Atividade lúdica.

Notas

1. Graduanda, Instituto de Química, UFG.

2. Graduanda, Instituto de Química, UFG.

3. Doutora, CEPAE, UFG.

4. Doutora, Instituto de Química, UFG.