O Estágio Curricular Obrigatório na Licenciatura em Ciências Biológicas: relações entre espaços formais e não formais para o ensino de ciências
146Resumo: Objetivamos relatar as experiências dos discentes da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II da licenciatura em Ciências Biológicas, durante o semestre 2023-2, de modo a explicitar o trabalho pedagógico realizado durante a disciplina até o presente momento. O estágio em campo será realizado em uma turma do 9º ano do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE - UFG), com a finalidade de compreender os elementos da realidade da escola. Atualmente, o estágio está em fase de observação e preparação para as aulas, com os planejamentos ainda em processo de elaboração. Os/as professores (as) em formação realizaram a leitura de artigos e capítulos de livro sobre os espaços não formais e formais de educação (Marandino, 2014; Rocha, 2008), com o objetivo de compreender os conceitos e as nuances relevantes que circundam a atuação pedagógica nesses espaços. Além de realizarem uma atividade extracurricular ao Planetário da UFG de modo a perceber como foi trabalhado este momento com estudantes de anos finais do Ensino Fundamental de um Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) de Aparecida de Goiânia. No campo dos estudos teóricos, os/as professores (as) em formação estudaram os textos sobre estágio (Ghedin, 2015) e prática pedagógica de Bizzo (2009), que trata sobre atividades práticas no meio escolar, suas possibilidades e limitações; o artigo de Cachapuz (2003), que tratam de educação científica e sua democratização, focalizando no papel social da alfabetização científica; bem como um capítulo do livro de Coelho e Lunardi (2022), tratando do trabalho na Pedagogia Histórico-Crítica no ensino de Ciências. Todos estes referenciais foram discutidos e serão utilizados como base teórica na atuação em campo e escrita do relatório do estágio a ser entregue no final da disciplina. Com base nos referenciais teóricos, foram levantadas discussões sobre o papel do professor, da educação e do estágio na formação de professores, de modo a compreender como é a formação do professor desde o início de sua graduação e durante sua atuação profissional, na formação continuada. Nessas discussões, os discentes enfrentaram diversas dificuldades no tocante às suas visões sobre a educação e o “ser professor” que entram em choque com suas perspectivas e experiências passadas, tanto dentro da própria universidade quanto fora da mesma. Eventos que trouxeram à tona um diferente posicionamento dos mesmos sobre sua futura profissão. Além de confrontos na questão teórica, a organização para as visitas dos estagiários ao CEPAE também foi carregada de obstáculos, visto que o tempo para a realização das visitas e das aulas é extremamente limitado, e nem todos os discentes possuem a mesma organização no que se refere aos horários de aula. Por fim, a primeira visita ao CEPAE foi realizada, com apenas um dos grupos sendo capaz de entrar em sala de aula, dado que os alunos estavam realizando avaliações. Até o presente momento, o estágio está em andamento.
Palavras-chave: CEPAE. Ensino. Biologia.
Notas
1. Licenciando em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.
2. Licencianda em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.
3. Licenciando em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.
4. Professora supervisora do CEPAE - UFG. Doutora em Educação PUC Goiás.
5. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Bolsista Capes.