O Rap Brasileiro e o Rap Francês Sob uma Perspectiva Intercultural: proposta de sequência didática para o estágio de francês no CEPAE
147Resumo: A sala de aula de francês língua estrangeira (FLE) no Brasil nos apresenta inúmeros desafios, como a necessidade de nos reinventarmos diariamente, pensando em atividades que sejam dinâmicas, originais, globais e significativas para os aprendizes, que, com frequência, mostram-se desmotivados frente ao estudo desta língua. Seja por barreiras geográficas, por falta de políticas linguísticas que incentivem o estudo da língua francesa ou por ignorância da riqueza das culturas francófonas, precisamos também lidar com o desinteresse e a falta de participação - sobretudo em cursos que exigem uma carga horária obrigatória dos discentes, que ainda devem apresentar um rendimento satisfatório, como no ensino básico ou médio. Nesse contexto, o presente trabalho propõe uma sequência didática (Zabala, 2010), para, inicialmente, despertar o interesse e o engajamento dos estudantes nas aulas. Partiremos da música, uma ferramenta pedagógica imprescindível, que nos suscita a paixão e afetividade (Tame, apud Pereira, 2007) e transpassa quaisquer barreiras, representando nossa própria cultura e nos apresentando à cultura do outro (Boiron, 2005, apud Güller, 2020). Mais especificamente, utilizaremos o rap - gênero cujos principais objetivos são os de denunciar, conscientizar e mobilizar a população a temas que nos cercam e não recebem a atenção necessária, como as desigualdades sociais, o racismo, a violência policial, o machismo, a xenofobia etc. - para provocar e estimular o pensamento crítico através da música. As canções escolhidas, Nego drama (Racionais MC’s) e Rentrez chez vous (Bigflo et Oli), serão trabalhadas a partir de um olhar crítico e respeitoso, com vistas à promover o debate, compartilhar experiências e comparar as realidades brasileira e francesa narradas nas letras, para encontrar semelhanças e diferenças à partir dessa perspectiva intercultural: que prioriza a compreensão e não a descrição, que insiste no reconhecimento de diferentes culturas e propõe uma abertura ao outro, consequentemente, ocasionando uma abertura a nós mesmos (Chianca, 2007). Esta sequência didática, que será colocada em prática durante o período de regência do estágio 4 no CEPAE, é resultado de quatro períodos de observação, vivência e interação no estágio supervisionado. Constituí-se de oito aulas no total - sendo as seis primeiras intituladas: Nossa relação com a música; A história do rap; O rap brasileiro; O rap francês; O rap francês e o intercultural; O rap sob uma perspectiva intercultural - e as duas últimas dedicadas à avaliação dos estudantes e à consolidação dos aprendizados e resultados do processo.
Palavras-chave: FLE. Intercultural. Rap.
Notas
1. Graduação em andamento no curso de Letras - Francês, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG).