Eduarda Cristina Silva Polonski
eduardoluzin@discente.ufg.br

Kenia Maria Bernardes Ferreira
amanda.alves2@discente.ufg.br

Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha
mariaeduarda234@discente.ufg.br

Vanessa Gabassa
francescachapadense@ufg.br

EIXO
Experiências de estágio no CEPAE

Investigando a Matéria e a Energia

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Resumo:

O presente texto refere-se a um relato de experiência de estágio do curso de Pedagogia em desenvolvimento no CEPAE-UFG. Trata-se de um projeto de Ciências Naturais que está sendo desenvolvido no 2º ano do Ensino Fundamental e que tem como objetivo principal promover a alfabetização científica de maneira participativa e inclusiva. Inspirado nas ideias de Paulo Freire e Lev Vygotsky, busca envolver os alunos de forma ativa em seu próprio processo de aprendizado, visando à autonomia e à reflexão sobre o conhecimento adquirido. A metodologia adotada abrange temas como propriedades dos materiais, energia e prevenção de acidentes. No projeto teremos um total de seis aulas, que foram estruturadas de forma a incluir atividades práticas, experimentos e discussões em grupo, proporcionando um ambiente colaborativo e estimulante. A disposição em duplas e o uso de diferentes materiais já têm contribuído para a participação ativa dos estudantes. Na aula sobre propriedades dos materiais os alunos classificaram objetos com base em características visuais simples, explorando elasticidade, flexibilidade, resistência, fragilidade, transparência e opacidade. A atividade prática promoveu a compreensão das propriedades na prática, desenvolvendo o pensamento crítico. O "Teste de Flutuação", que será utilizado na segunda aula, deverá explorar densidade e flutuabilidade. Acreditamos que a atividade lúdica envolverá os alunos em um experimento prático, testando diferentes materiais na água. A discussão pós-experimento visa à reflexão sobre os resultados, promovendo uma compreensão mais profunda das propriedades dos materiais. O terceiro encontro tem como objetivo introduzir o conceito de energia. Utilizando exemplos visuais como energia solar, eólica, hidrelétrica e cinética, os alunos serão estimulados a refletir sobre diferentes formas de energia. Demonstrativos práticos, como brinquedos movidos a pilhas e uma bola de borracha serão utilizados para tornar o aprendizado mais concreto. Já a última aula concentra-se na prevenção de acidentes. Explorando cuidados com eletricidade e conscientização de perigos, os alunos devem criar cartazes sobre segurança. A abordagem preventiva tem como objetivo promover a adoção de hábitos seguros, estimulando a responsabilidade e a conscientização. Os resultados esperados incluem um maior engajamento dos alunos, evidenciado pela participação ativa nas atividades e discussões. A avaliação processual busca destacar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, proporcionando um ambiente menos competitivo e mais centrado no aprendizado significativo. Considerando a proposta educacional contemporânea, esse projeto visa fornecer uma abordagem eficaz para as séries iniciais, promovendo não apenas a assimilação de conteúdo, mas também o desenvolvimento integral dos alunos.

Palavras-chave: Educação. Ciências Naturais. Avaliação Participativa

Notas

1. Discente, Universidade Federal de Goiás.

2. Discente, Universidade Federal de Goiás.

3. Professora supervisora de estágio, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG).

4. Professora coordenadora de estágio, Universidade Federal de Goiás (UFG).